Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Jairo, estou com 14 anos e tenho bolinhas no pênis todo. Como resolver?

Siga o VivaBem no

De VivaBem, em São Paulo

06/08/2020 04h00

Com 14 anos de idade, o leitor conta que possui bolinhas em todo o pênis e pergunta a Jairo Bouer, especialista em sexualidade, se o quadro é normal e como se livrar dele.

"Como você provavelmente ainda não teve relações sexuais, dificilmente as bolinhas são resultado de IST (infecção sexualmente transmissível). Se elas apareceram de uma hora para outra e causam coceira, elas podem sinalizar um processo alérgico, possivelmente causado por cueca ou toalhas novas, ou até algum sabonete", indica Bouer.

De acordo com o especialista, os sinais são pequenas glândulas que podem aparecer nos homens em algumas fases da vida, principalmente na região da cabeça do pênis. "Não significa, necessariamente, um problema de saúde, e para alguns, as bolinhas desaparecem naturalmente. Se elas persistirem e te incomodarem do ponto de vista estético, o ideal é procurar um dermatologista ou urologista", afirma.

Tem alguma dúvida sobre saúde? Mande um email para drjairobouer@uol.com.br e acompanhe o @Saúde toda quinta-feira no VivaBem.