Topo

Sem Frescura: preciso lavar o sutiã sempre que usar?

Mais Sem Frescura
1 | 25
Siga o VivaBem no

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

15/06/2020 04h00

Por quanto tempo você usa um sutiã antes de lavar? Pode parecer uma pergunta besta, mas apesar de a peça não exigir lavagens tão frequentes quanto as calcinhas, é bom ter atenção.

No geral, a cada três dias de uso, é bom trocar. Isso porque repetir por muitas vezes a mesma peça faz com que ela acumule suor e restos de pele.

Sem a lavagem, o sutiã se transforma em um abrigo para fungos e bactérias, que, em contato com a pele, podem causar problemas como infecções, alergias ou ainda os intertrigos, que são inflamações em áreas de dobras da pele.

O material do qual é feita a peça também influencia na chance de causar problemas de pele. Nesse caso, os mais recomendados são os de algodão. Já os sintéticos devem ser evitados por quem têm tendência a alergias ou quadros de dermatite.

A mesma lógica vale na hora de usar sutiã na hora de dormir. Aqui, há muita influência do gosto pessoal, já que a peça tende a ajudar na sustentação dos seios.

Mas fica o alerta: se você for usar sutiã na hora de dormir, evite modelos muito apertados ou que contam com aro de sustentação. O aro pode se deslocar durante o sono e acabar comprimindo áreas dos seios a ponto de causar feridas.

É bom lembrar também que não existem indicações de que dormir de sutiã possa, de fato, trazer benefícios. A não ser, claro, que haja recomendações médicas específicas, como durante um período pós-operatório de pessoas que colocaram próteses de silicone.

Fora isso, durma da maneira que você mais se sentir à vontade. E, claro: se for usar o sutiã à noite, lembre-se que ele terá que ser lavado com mais frequência, já que ele passará mais tempo em contato com a sua pele.

Roteiro: Rodrigo Lara. Fontes: Giórgia Lauriano Pasquali, ginecologista obstetra e colunista da Plataforma Sexo sem Dúvida; Silvana Lessi Coghi, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e Wendell Uguetto, cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Hospital Albert Einstein (SP).