Topo

Sem Frescura: roupa íntima tem prazo de validade? Quando devo jogar fora?

Mais Sem Frescura
1 | 25
Siga o VivaBem no

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

30/03/2020 04h00

Minha amiga, meu amigo, é hora de confessar: você tem uma calcinha ou uma cueca de estimação, não é mesmo? Sim, estou falando daquela roupa de baixo que acompanha você há uns bons anos.

Mas será que depois de tanto tempo em contato com as suas partes mais íntimas não há qualquer risco dessa calcinha ou dessa cueca deixá-lo doente? Bom, se você se identificou com essa história, eu trago uma boa notícia: não, roupa íntima não tem prazo de validade. Quer dizer, ao menos em questões de saúde.

Se aquela sua calcinha velha de guerra está esgarçada ou a sua cueca da sorte tem um furo, o melhor é jogar ela fora mesmo.

Agora, se o seu medo é ficar doente, pode relaxar. Desde que, claro, a roupa íntima seja lavada direitinho, com água e sabão. Segundo especialistas, isso é o suficiente para eliminar qualquer microrganismo que possa estar no local.

Outro ponto que merece atenção é se a roupa íntima está seca. Isso vale especialmente para mulheres, já que vestir uma calcinha úmida ou ficar o dia todo com o biquíni úmido na praia ou na piscina facilita que bactérias que vivem no ânus acabem chegando na vagina. O fungo causador da candidíase também se aproveita dessa situação.

E nada de ficar usando a mesma calcinha ou a mesma cueca por vários dias. Além de ser algo bem nojento, ficar muito tempo usando a roupa íntima facilita a reprodução de microrganismos. Tudo fica pior em dias quentes, já que o acúmulo de suor facilita esse processo.

Então, a recomendação é trocar sua calcinha ou a sua cueca diariamente.

Roteiro: Rodrigo Lara. Fontes: Alexandre Pupo, ginecologista do Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein (SP); Fernanda Freire, ginecologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Juliano Naliato, ginecologista e obstetra da DaVita Serviços Médicos e Alexandre Lobel, ginecologista especialista em reprodução humana.