Topo

Sem Frescura: banho gelado ajuda a melhorar a saúde da pele no verão?

Mais Sem Frescura
1 | 25
Siga o VivaBem no

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

03/02/2020 04h00

Se tem algo capaz de refrescar nesse verão é um bom banho. Nos dias de calorão, então, dá até para deixar o chuveiro desligado e curtir a água fria caindo na cabeça.

Agora, se você espera que esse banho frio vai fazer a sua pele ficar maravilhosa, bem, eu trago más notícias: não vai, não.

Eu sei que a gente escuta toda hora que tomar banho com a água quente demais faz mal para a pele. Logo, é justificável pensarmos que o banho gelado, por outro lado, vai fazer bem.

Na verdade, ele só vai servir para te refrescar e não tem benefício algum. Ficou confuso? Para explicar isso, o melhor a se fazer é contar por que o banho quente faz mal à pele.

A água "fervendo" remove uma camada de gordura da superfície da pele. Sabe quando a gente joga água quente para desengordurar uma panela? Então, a ideia é a mesma.

O problema é que essa camada de gordura funciona como uma proteção natural da pele. Isso quer dizer que usar água muito quente ou, ainda, esfregar muito sabonete ou buchas pode mais atrapalhar do que ajudar.

Sem essa camada de gordura, a pele fica ressecada, o que é um prato cheio para fungos e bactérias, além de aumentar a chance de dermatites. Por isso é mais comum que no inverno, quando aquele frio faz a gente usar água mais quente que o normal, a pele fique com um aspecto mais seco.

Para evitar esses problemas, não precisa ser radical: basta um banho morno, não precisa ser gelado (nem quente).

Além do banho morno, mantenha os mesmos cuidados com a pele que devemos ter o ano todo, como usar protetor solar sempre que estiver em ambiente externo e não apenas na hora de ir à praia ou à piscina.

Também é importante manter a pele hidratada. Como suamos muito nessa época do ano, utilize hidratantes menos espessos, que vão ajudar a manter sua pele bonita sem que ela fique grudenta.

Roteiro: Rodrigo Lara. Fontes: Damaris Ortolan, dermatologista membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Simone Neri, dermatologista; Mariana Dias Batista, dermatologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Alice Jaruche, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, Hospital Santa Catarina e do laboratório Fleury (SP); Silvana Coghi, chefe de equipe da Dermatologia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Luiz Guilherme Castro, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP); Lílian Licarião, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita