Topo

Dr. Kalil

Verão: acidentes por mergulho são a segunda maior causa de lesões na coluna

Mais Roberto Kalil
1 | 25
Siga o VivaBem no

Dr. Roberto Kalil

Colunista do VivaBem

17/01/2020 18h38

Estamos no verão e os dias quentes da época convidam para o aumento da diversão na água. Mas é preciso dobrar os cuidados durante a estação do ano.

De acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Coluna), é nesta época que o número de acidentes por mergulho —a quarta causa de lesões medulares no Brasil — crescem e se tornam a segunda maior causa de fraturas na coluna.

Mergulhar em mar, piscina, rio ou lagos exige cuidados - sobretudo com a oscilação de profundidade, e posição de entrar na água. Cair e bater a cabeça no fundo do local escolhido para o banho faz com que o peso todo do corpo seja transferido para a coluna cervical.
O impacto pode causar a fratura de uma vértebra e pressionar (ou até destruir) a medula espinhal.

O acidente grave pode levar à tetraplegia: perda total e irreversível dos movimentos de braços e pernas. Jovens, adolescentes e até crianças são os mais afetados.

E para explicar este assunto, conversei com Alexandre Fogaça, ortopedista e chefe do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP). Convido a todos para assistir ao vídeo acima.