Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Jairo, tenho 70 anos e sinto desconforto na hora de urinar. O que pode ser?

Siga o VivaBem no

Do VivaBem, em São Paulo

09/01/2020 04h00

Nesta semana, o leitor, de 70 anos, pergunta por que ele está com dificuldade e um pouco de desconforto na hora de urinar.

Segundo o especialista em sexualidade Jairo Bouer, a principal explicação seria o crescimento da próstata.

Essa glândula pode aumentar com a idade, num processo chamado de hiperplasia benigna. O problema é que isso também pode comprimir a uretra, um canal que sai da bexiga, passa por dentro da próstata e do pênis e conduz a urina até a parte externa do corpo. Logo, essa compressão dificulta o ato de urinar.

O ideal é que ele procure um urologista para fazer uma avaliação e receber a indicação do melhor medicamento para o tratamento —na maioria das vezes, o remédio resolve a questão. Se o tratamento clínico não resolver, o médico pode sugerir uma cirurgia para aliviar a uretra.

Se o problema não for a hiperplasia da próstata, diversas condições podem explicar o incômodo, como infecção urinária, cálculos renais ou alguma inflamação nas vias urinárias ou sexuais. O melhor a se fazer, então, é procurar um especialista para diagnóstico e tratamento precisos.

Tem alguma dúvida sobre sexo? Mande um email para drjairobouer@uol.com.br e acompanhe o @Saúde toda quinta-feira no VivaBem.