Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Tomei pílula por um longo tempo. Isso dificulta engravidar?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

VivaBem

Do VivaBem, em São Paulo

05/12/2019 04h00

Esta semana, a leitora de 38 anos conta que está com dificuldades de engravidar e questiona se o uso de pílulas anticoncepcionais sem pausa durante um período prolongado pode ser o fator responsável.

Segundo o especialista em sexualidade Jairo Bouer, o hábito provavelmente não é o culpado. "Estudos já mostram que mulheres que usam pílula durante 15, 20 anos conseguem engravidar normalmente", explica.

Bouer aponta que cerca de 40% dos casais têm dificuldade em ter filhos — 40% das vezes o problema é causado pelo organismo da mulher, 40% com os homens e 20% com ambos. Além disso, conforme as mulheres ficam mais velhas, engravidar é mais difícil.

A recomendação é que o casal consulte um ginecologista e um urologista para investigar as possíveis causas do impedimento.

Tem alguma dúvida sobre sexo? Mande um email para drjairobouer@uol.com.br e acompanhe o @Saúde toda quinta-feira no VivaBem.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.