Saúde

 Xixi mudou de cor? 

Veja 8 situações que alteram a coloração da urina

Você já reparou na cor da sua urina? A coloração do líquido diz muito sobre a saúde e indica diversos problemas no organismo. Normalmente, os rins produzem entre 1,5 a 2 litros de urina por dia. Sua função é eliminar as toxinas.

Os rins controlam a quantidade de água eliminada, tornando a urina mais concentrada (escura) ou mais diluída (clara). O ideal é que fique com uma tonalidade amarela mais clara, quase transparente. 

Se a urina apresentar uma coloração amarelo-escura, marrom (ou preta), laranja ou vermelha pode ser sinal de alguma doença. A seguir, veja 8 situações que alteram a cor da urina. 

A urina com uma coloração escura é um dos principais indicadores de desidratação. Beber menos água muda a cor do líquido, principalmente em dias quentes. Isso acontece porque o corpo perde mais água no calor. 

1. Desidratação 

Pessoas que realizam exercícios extenuantes, sem se hidratar adequadamente, também apresentam desidratação e mudanças na cor da urina. Esse sinal aponta a necessidade de aumentar a ingestão de líquidos.

As cistites, ou seja, infecções ou inflamações na bexiga, provocam alterações na cor e odor da urina. O órgão armazena a urina antes que ela seja eliminada. Surgem dores abdominais, ardências e aumento da frequência das micções.

2. Infecção urinária 

Conhecidas popularmente como pedras nos rins, quando elas se movimentam até a uretra podem machucar a parte interna que reveste o aparelho urinário. Isso causa sangramentos que são eliminados pela urina, o que a torna mais escura ou avermelhada. 

unsplash

3. Cálculos renais 

A cirrose ou a hepatite afetam a capacidade do fígado de metabolizar a bilirrubina [pigmento produzido ao decompor os glóbulos vermelhos]. Em grandes quantidades, passa a ser filtrado e excretado pelos rins. Surge assim uma urina com uma coloração acastanhada.   

4. Doenças hepáticas

5. Segurar o xixi

Quando a urina fica muito tempo na bexiga, há alterações químicas de algumas substâncias que mudam sua coloração. Além disso, segurar o xixi não é recomendado, pois aumenta a quantidade de microrganismos no trato urinário e o risco de doenças. 

Muitas medicações utilizadas no dia a dia podem alterar o odor e a cor da urina. Em alguns casos, ela pode ficar avermelhada, esverdeada, azulada ou alaranjada. É importante comunicar o médico sobre essa mudança. 

6. Medicamentos

unsplash

Os cânceres na bexiga, ureter, renal, intestino e de próstata alteram a cor da urina. Quando a doença está mais avançada, é comum que ela fique em um tom avermelhado pela presença do sangue. 

7. Câncer

unsplash

A doença de Haff (ou da urina preta) é causada por alguma toxina, ainda não identificada, que contamina peixes e crustáceos. Após o consumo, a pessoa tem mal-estar e a urina fica mais escura, podendo evoluir para insuficiência renal e óbito. 

8. Doença da urina preta

unsplash

É importante lembrar que nem toda mudança na urina precisa provocar pânico. Mas, se houver uma alteração persistente, acompanhada de outros sintomas, a recomendação é procurar um urologista ou nefrologista para realizar exames e identificar a causa do problema. 

Quando procurar um médico? 

Fontes: Fernando Leão, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Christian Roderjan, gerente médico intensivista do Hospital São Lucas Copacabana (RJ); Thiago Vilela, urologista do Hospital Anchieta de Brasília e Ying Li Chiang, urologista do HSANP (SP). 

 Edição: Bárbara Paludeti

Reportagem: Samantha Cerquetani

Publicado em 11 de outubro de 2021