assado, cozido...

Veja qual é a melhor forma de cozinhar os vegetais

Por Thais Szego

O que talvez algumas pessoas não saibam, é que a forma como eles são preparados pode influenciar nos benefícios que eles oferecem ao organismo. 

Não é novidade para ninguém que os vegetais são imprescindíveis em uma alimentação saudável e equilibrada. 

vapor

É o jeito mais adequado de preparar esse tipo de alimento, pois é o que mais preserva seus nutrientes, como vitaminas e minerais. 

assado

Também é uma boa opção, mas o ideal é não deixá-los no forno por muito tempo. O excesso de calor pode prejudicar seus valores nutricionais. Quanto mais al dente estiverem, melhor.

refogado

É um preparo bem-vindo, mas alguns cuidados devem ser tomados. Nada de exagerar no óleo, azeite, margarina ou manteiga. O ideal é usar uma panela antiaderente e colocar gordura suficiente apenas para untá-la.

imerso na água

Levando em consideração os nutrientes, essa é a pior opção. Isso porque boa parte deles são hidrossolúveis, ou seja, são perdidos na água. Mas existem formas de minimizar esse processo.

Descasque e corte os vegetais imediatamente antes do preparo e consumo. Espere a água ferver antes de colocá-los na panela, adicione um pouco de vinagre ou suco de limão na água de cozimento e aproveite o líquido no qual foram cozinhados para outras preparações, como sopas. 

Como evitar perda de nutrientes ao cozinhar o vegetal na água

Fontes: Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e docente do Curso Nacional de Nutrologia da Abran, coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e pesquisadora em suplementos alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo; Clarissa Casale Doimo, nutricionista pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). 

Reportagem: Thais Szego

Montagem e edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 25 de dezembro de 2020