Saúde

Veja as lesões que mais acometem os joelhos

Por Bruna Alves

iStock

E embora as maiores incidências aconteçam com atletas, pancadas ou posturas incorretas no dia a dia contribuem  para o surgimento de patologias.

O joelho é uma das regiões que mais sofre lesões no corpo. E o segredo para mantê-lo saudável é o bom funcionamento de várias estruturas, como meniscos, ligamentos e uma boa articulação. 

Reprodução

Nome dado para o desgaste da cartilagem da patela e tróclea. É a degeneração da cartilagem presente nas articulações.
Na maioria dos casos não há um fator causal único, mas uma série de fatores que podem estar associados como sobrepeso, fraqueza muscular, sobrecarga por determinadas atividades físicas, além de questões posturais e de anatomia.

1. Condropatia patelar

iStock

A condropatia costuma atingir as mulheres mais jovens. Os principais sintomas são dor, uns “estalos” e, em alguns casos, inchaços por atividade física. Mas também há casos assintomáticos. 

iStock

Geralmente ocorre durante a adolescência em jovens atletas que participam de esportes com extensão forçada e flexão repetidas dos joelhos. Os homens são os mais afetados.

2. Apofisite tibial

Unsplash

Inflamação que acomete o tendão da região do joelho, muito comum em esportistas ou sedentários que foram expostos eventualmente a situação de sobrecarga. Principal sintoma é a dor.

3. Tendinite

Reprodução

Por isso os meniscos podem ser acometidos por uma degeneração, que é o desgaste inerente ao uso e ao envelhecimento, ou rotura.

Menisco é uma estrutura que fica no interior do joelho entre os ossos do fêmur e da tíbia que atua como um amortecedor para a articulação. 

4. Lesão no menisco lateral ou medial

Ambas as situações geram dor, que pode acometer a parte de fora ou de dentro do joelho. Em alguns casos pode haver inchaço, líquido, sensação de bloqueio ou travamento ao dobrá-lo ou esticá-lo.

iStock

Tratamento depende do tipo e do perfil do paciente. De maneira geral, as lesões traumáticas precisam de cirurgia por videoartroscopia. Já as degenerativas respondem bem ao tratamento não cirúrgico, baseado em fisioterapia e exercícios para fortalecimento muscular.

Unsplash

A artrose é uma doença que acomete a articulação do joelho e apresenta-se como um desgaste progressivo de todas as suas estruturas. É mais comum a partir dos 60 anos em mulheres e em pacientes com sobrepeso e obesidade.

5. Artrose

iStock

Principal sintoma da artrose é a dor que piora com atividades como caminhada ou subir e descer escadas. Além disso, pode haver dificuldade para dobrar os joelhos ou agachar.

Reprodução

iStock

Os ligamentos do joelho servem para dar estabilidade à articulação, assim, quando um dos ligamentos está rompido ou comprometido, o joelho fica instável e dói muito.

6. Ruptura dos ligamentos

Além da dor, os sintomas são estalos e, dependendo do caso, líquido no joelho. O tratamento vai depender da gravidade das lesões, podendo ser cirúrgico ou com medicamentos e reabilitação.

iStock

iStock

Como prevenir?

A primeira coisa a ser feita é diminuir a carga sobre a articulação afetada. A maneira mais fácil para aliviar os joelhos é baixar o peso e reduzir o número de horas em pé ou de treino. Lembrando que o objetivo não é parar de praticar a atividade, mas, sim, estimular a prática sem agredir o organismo.

Unsplash

Corrigir o alinhamento articular é muito importante para evitar sobrecarga das estruturas do joelho. O joelho em valgo (para dentro) ou em varo (para fora) piora o encaixe entre os ossos, podendo levar a um aumento de pressão, tração ou atrito articular.

A aplicação de gelo - crioterapia - é um recurso bastante utilizado para o alívio de dor. O efeito analgésico e anti-inflamatório, combinado ao seu fácil acesso, fazem do gelo um dos recursos mais utilizados para amenizar o desconforto.

A  joelheira é um equipamento que ajuda a estabilizar melhor a articulação do joelho. Ela pode ser usada durante as atividades físicas ou até mesmo ao longo do dia. É importante verificar a compressão que ela está causando, para não prejudicar a circulação local.

Unsplash

Fontes: Márcio Silveira, ortopedista, especialista em joelho da clínica Salus Ortopedia, em Brasília e Samuel Lopes, ortopedista, chefe do departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de Juiz de Fora (MG), especialista em trauma do esporte, membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia) e da SBCJ (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho).

Reportagem: Bruna Alves

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 14 de abril de 2021