SAÚDE

Cabelo caindo? Veja 9 doenças que causam queda dos fios

Por Samantha Cerquetani

É bastante comum pentear os cabelos e perceber que os fios caíram demais. Mas você sabia que a perda dos cabelos pode ser um sintoma de diversas doenças?

Unsplash

Vale destacar que é normal perder até 100 fios por dia. No entanto, é importante se atentar quando a queda é excessiva, se os fios estão mais ralos e até mesmo se há falhas no couro cabeludo ou coceira. Veja algumas doenças que provocam a queda dos fios:

A glândula que fica no pescoço é responsável por produzir e regular a secreção de hormônios. Quando há uma alteração, pode ocorrer a perda dos fios. Isso acontece porque os folículos capilares param de se regenerar. 

Alterações na tireoide

Unsplash

A doença causa inflamações em todo o corpo e a destruição das próprias células. Nem todas as pessoas com lúpus vão perder os cabelos. No entanto, essa inflamação sistêmica altera os folículos capilares e ocorre assim a queda. Às vezes, acontece devido a efeitos colaterais de medicamentos.

Lúpus

Unsplash

Síndrome do ovário policístico 

Esse distúrbio hormonal causa menstruação irregular, acne, excesso de pelos, infertilidade e também queda dos fios nas mulheres. Nesses casos, é chamado de alopecia androgênica por ocorrer devido a excesso de hormônio e afina os fios, que ficam mais ?ralos?.

Pessoas deprimidas e ansiosas também são afetadas pela perda de cabelo. Isso ocorre porque os indivíduos estão passando por uma sobrecarga emocional intensa. O excesso de cortisol (hormônio do estresse) aumenta a inflamação dos fios e prejudica a saúde capilar. 

 Depressão

unsplash

Muitos que se recuperaram tiveram perda de cabelo como sequela após meses. Pesquisas ainda estão sendo realizadas para saber qual a relação. Sabe-se que o estresse vivenciado altera o couro cabeludo. E a febre, um dos sintomas da doença, também afeta os fios. 

Covid-19

unsplash

Anemia

A queda excessiva dos fios pode ser sintoma de uma deficiência nutricional, como ocorre com a anemia por falta de ferro. Este mineral contribui com o transporte de oxigênio no organismo, que é fundamental para o crescimento do cabelo.

Alopecia areata

É uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo e deixa falhas circulares sem pelos na cabeça. Ocorre quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares, resultando na perda dos fios. 

unsplash

Transtornos alimentares

Pessoas que têm muitas restrições alimentares, como é o caso da anorexia ou bulimia, podem perder mais os fios. Isso porque elas estão mais suscetíveis a carências nutricionais como falta de minerais, proteínas e vitaminas. Assim, os fios ficam mais frágeis e propensos a cair. 

A inflamação na pele causa descamação e vermelhidão em regiões como rosto e couro cabeludo. Algumas pessoas também apresentam perda de cabelos. Esse problema acontece por questões genéticas, estresse, alergia ou oleosidade. 

Dermatite seborreica

Como tratar?

 A boa notícia para quem sofre com a perda de cabelo é que há diversas opções de tratamento ? que variam de acordo com a causa. Para isso, é importante buscar a ajuda de um dermatologista especializado em cabelos.  

O profissional analisará os motivos que levam à queda capilar e indicará o que amenizará o problema ou se há necessidade de buscar outro especialista. Geralmente, o tratamento envolve medicamentos, cremes ou xampus específicos. 

unsplash

Fontes: Fabiane Brenner, dermatologista e coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná); Larissa Souza Beltrão, dermatologista da Santa Casa de São José dos Campos (SP), responsável pelo ambulatório de Tricologia e Cosmiatria; e Daniel Cassiano, dermatologista e professor da Universidade São Camilo (SP). 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 7 de abril de 2021