Os testículos ficam atrás do pênis, dentro da bolsa escrotal e fazem parte do sistema reprodutivo do homem. Além do esperma, também produzem os hormônios masculinos responsáveis pela voz grossa e a barba.
Como essa região é bastante sensível, ela fica exposta a traumas e diversos acidentes. No entanto, os testículos também estão suscetíveis à doenças e um dos sintomas é a dor local que varia de intensidade.
Geralmente, o desconforto no testículo não indica algo grave, mas se for uma dor aguda e persistente, vale a pena checar com um urologista para ter um diagnóstico correto.
Vale destacar que pontadas bruscas e esporádicas nos testículos, que melhoram rápida e espontaneamente são normais. A seguir, veja 8 situações que provocam dor nos testículos.
Considerada uma emergência médica, a torção testicular provoca dor intensa e é acompanhada de náuseas e vômitos. Geralmente, é preciso recorrer à cirurgia, já que a falta de sangue oxigenado leva à perda do testículo e acarreta infertilidade.
1. Torção testicular
unsplash
2. Varicocele
O problema ocorre quando há dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Causa uma dor fraca, como um incômodo, mas também surgem queimações ao pegar peso. Nem sempre é necessário tratamento, mas pode ser reversível com cirurgia.
A condição acontece quando há o deslocamento de uma alça do intestino por um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha. Sendo assim, a dor pode irradiar para os testículos. O tratamento é cirúrgico.
3. Hérnia inguinal
4. Epididimite
É uma inflamação que acomete uma estrutura que fica atrás de cada testículo (epidídimo), responsável pela condução dos espermatozoides. Surgem dores, calor, inchaço e febre. O tratamento consiste em repouso, suspensório local, analgésicos e antibióticos.
Levar um chute nos testículos causa uma dor intensa e repentina por ser uma região delicada. Alguns casos levam a sangramentos dentro ou ao redor do testículo. Geralmente, usam-se bolsas de gelo e medicamentos para reduzir a dor.
5. Traumas
Conhecida como prostatite, a inflamação na próstata (glândula masculina) pode causar uma dor que segue para os testículos e períneo. O sintoma mais comum, no entanto, é alteração do padrão miccional, além de queimação ao urinar e febre.
6. Próstata inflamada
O câncer de testículo pode ser totalmente assintomático. Quando surge a dor, ela é bastante leve. Ocorre alteração do tamanho ou da consistência do testículo. O diagnóstico rápido aumenta as chances de cura. Por isso, é importante apalpar os testículos no banho pelo menos uma vez ao mês.
7. Câncer
unsplash
As “pedras” nos rins quando se deslocam para a bexiga, uretra e ureter provocam desconfortos na região dos testículos. As cólicas renais são intensas e os cálculos podem ser retirados em cirurgia. Geralmente, o tratamento envolve mudanças na dieta e uso de medicamentos.
8. Cálculos renais
Não procure o especialista apenas quando estiver com dor. Muitos homens buscam o urologista somente em casos graves ou por conta da infertilidade. Em uma consulta de rotina anual, o médico pode identificar problemas de saúde de forma precoce.
Exames de rotina
Fontes: Flávio Iizuka, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Milton Ghirelli Filho, urologista e professor da Unisa (Universidade Santo Amaro); e Leonardo Lins, urologista e professor da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC).