ALIMENTAÇÃO 

Veja 7 tipos de feijão e seus nutrientes

Acompanhando o arroz ou presente na feijoada, o feijão é uma leguminosa que faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Mas você sabia que há diversos tipos e variar no consumo pode turbinar a dieta? 

Independentemente do tipo de feijão, ele oferece aminoácidos essenciais, ferro, fibras e nutrientes importantes para o organismo. Por isso, o ideal é consumi-lo todos os dias nas principais refeições.

unsplash

Por ser um alimento extremamente nutritivo, contribui na prevenção de doenças. Entre os benefícios do consumo estão: reduzir o colesterol “ruim” (LDL), a pressão alta e a obesidade, ajudar no funcionamento do coração e do intestino, além de combater a anemia. A seguir, veja alguns tipos de feijão e seus nutrientes.

Com tonalidade amarelo-esverdeada, o sabor é bastante suave e o formato é arredondado. Não é muito popular no Brasil, mas faz sucesso nas receitas portuguesas. É fonte de proteínas vegetais, ferro, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, cobre, manganês e zinco.

1. Bolinha

Contém uma proteína chamada faseolamina, que inibe a absorção dos carboidratos ingeridos na refeição. Isso contribui para que não seja transformado em glicose no sangue, sendo benéfico para quem tem diabetes.

Os grãos são maiores, a casca é fina com uma tonalidade mais clara e o sabor é amanteigado. Entre as receitas mais comuns está o cassoulet, um tipo de feijoada francesa, mas também é usado em sopas e saladas, além da dobradinha. 

2. Branco

Também chamado de carioquinha, é o tipo mais popular no Brasil e é bastante consumido no dia a dia. Possui uma coloração bege com listras marrons, e o formato é mais alongado. Contém aminoácidos como lisina, vitaminas do complexo B, sais minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo, e fibras.

3. Carioca

Também é conhecido como feijão fradinho e é bastante apreciado no Nordeste e em Minas Gerais. Faz parte de receitas como baião de dois e saladas. Os grãos são beges com um hilo (tipo de “umbigo”) na cor preta. Os principais nutrientes são proteínas, minerais, vitaminas, fibras, fósforo, cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, C e K.

4. Corda

Possui grãos alongados, sabor levemente adocicado e caldo grosso. É ingrediente de feijoadas, tutu e do feijão tropeiro. Não é muito consumido no Brasil, mas também é bastante nutritivo: contém proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, potássio, fósforo e fibras.

5. Jalo

6. Preto

Bastante popular na feijoada, o feijão preto é rico em ferro, além de ter boas quantidades de carboidratos e cálcio. Pode ser uma opção para quem tem anemia, desde que aliado a uma fonte de vitamina C para melhorar a absorção do cálcio. Quanto ao prato, é importante maneirar na quantidade de feijoada, já que ela é muito calórica. 

Os grãos possuem uma tonalidade rosa e após o cozimento o caldo fica mais amarronzado. Foi bastante popular no país até ser substituído na preferência pelo carioca. Possui grandes quantidades de potássio, magnésio e fósforo.

7. Rosinha

PARA EVITAR DESCONFORTOS

O ideal é deixar a leguminosa de remolho no mínimo por quatro horas ou de um dia para o outro. Isso diminui o teor dos carboidratos não digeríveis e os possíveis desconfortos, como dores abdominais ou flatulências, que podem surgir após o consumo. 

Fontes: Denise Bouts, nutricionista e professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Ana Paula Pereira, nutricionista e coordenadora de nutrição da Casa de Saúde São José; Amanda Mineiro, nutricionista do Hcor; Mônica Santos, nutricionista do Hospital Santa Paula.

Referência: TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos)

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 24 de junho de 2021