PREVENÇÃO

Veja 7 dicas para prevenir a infecção urinária

Por Samantha Cerquetani 

As infecções do trato urinário podem atingir rins, ureteres, bexiga e uretra. Ocorrem quando as bactérias conseguem entrar no organismo pelo canal da urina (uretra). Quando acontece na bexiga é chamada de cistite; já quando “sobe” para os rins é conhecida como pielonefrite.

unsplash

O problema de saúde é mais comum em mulheres por questões anatômicas, uma vez que o canal da urina é mais curto. Os idosos também costumam ser mais vulneráveis devido às mudanças no organismo associadas ao envelhecimento ou doenças crônicas.   

Os principais sintomas são: ardência para urinar, aumento da frequência de micções, urgência para ir ao banheiro e dor ou desconforto no baixo ventre. A alteração do odor da urina também é um sinal comum. A boa notícia é que a infecção urinária pode ser evitada com algumas atitudes simples. Veja detalhes a seguir.

A forma correta de se limpar após usar o banheiro pode evitar a infecção urinária em mulheres. A limpeza após evacuar deve ser realizada passando o papel higiênico na direção da vagina para o ânus (de frente para trás). Isso evita que as bactérias do reto cheguem até a uretra. 

1. Cuidados ao se limpar

unsplash

Consumir bastante água também evita o problema. Ao beber mais líquidos, aumenta-se a quantidade de urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário. O ideal é beber de 6 a 8 copos por dia. 

2. Beber mais água

Você segura a vontade de fazer xixi até não aguentar mais? Esse hábito não é recomendado, uma vez que reter a urina por muito tempo permite que as bactérias que estão na bexiga se multipliquem. Evite ficar mais de 4h sem urinar. 

3. Evitar segurar o xixi 

unsplash

As mulheres sexualmente ativas apresentam até seis vezes mais infecções urinárias. O ato sexual faz com que as bactérias entrem pela uretra. A micção pós-sexo ajuda a expulsar esses microrganismos que por azar chegaram até a bexiga durante a relação. 

4. Urinar após o sexo

unsplash

A vagina contém algumas bactérias que ajudam a mantê-la saudável. Alguns produtos íntimos como sabonetes contêm substâncias que prejudicam a ação do sistema de defesa na entrada do canal da urina. Isso desequilibra as bactérias vaginais e aumenta as chances de infecções urinárias. 

5. Atenção aos produtos íntimos

Tecidos como algodão permitem a transpiração e por isso diminuem a umidade da região íntima, que dificulta a propagação de bactérias. Sempre que possível, opte por calcinhas de algodão e não use roupas apertadas por muito tempo. 

6. Usar roupas íntimas de algodão

unsplash

Os idosos que usam fraldas devem ser trocados com mais frequência para evitar a proliferação de bactérias. Já as mulheres também precisam descartar os absorventes com regularidade. Esses itens abafam a região íntima, o que aumenta o risco da doença. 

7. Trocar fraldas e absorventes 

unsplash

Quando surge a infecção urinária, geralmente indicam-se antibióticos para combater a doença e analgésicos, quando há dor nas vias urinárias. O ideal é procurar um especialista quando surgir os sintomas. Se as bactérias atingem os rins ou a próstata, a infecção pode se alastrar para a corrente sanguínea e provocar um quadro de sepse (infecção generalizada). 

Tratamento e complicações 

unsplash

Fontes: Fernando Almeida, urologista, professor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Alex Meller, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e Victor Srougi, urologista do Hospital Moriah (SP). 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 30 de junho de 2021