tome cuidado!

Veja 7 alimentos que mancham dentes e como reduzir efeito

Muitos alimentos contêm substâncias que, além de manchar, deterioram o esmalte dentário. A seguir, você confere sete desses "pintores" naturais.

Já é sabido que hábitos ruins como tabagismo e falta de higiene deixam os dentes amarelados. Mas o que você come também pode alterar a cor do seu sorriso.

A cor intensa desse vegetal funciona até como corante em algumas receitas. O problema é que ele pode tingir os dentes também. O risco de provocar manchas é ainda maior se consumido em forma de suco.

Beterraba

Leia mais

Mas antes que você deixe o amado cafézinho após o almoço, saiba que esse processo é lento e acontece no decorrer da vida.

Como você já devia suspeitar, o café causa um escurecimento do dente.

Café

Assim como o café, o chá também contém tanino, que provoca manchas nos dentes. Especialistas sugerem que acrescentar leite à bebida pode ajudar a neutralizar os prejuízos trazidos pela substância.

Chá

Eu sei, tudo fica mais saboroso com curry. Mas a especiaria pode manchar seus dentes, devido à intensa pigmentação que possui.

Curry

Infelizmente, de modo geral, molhos escuros podem deixar os dentes amarelados. O shoyu também entra nesse quesito.

Molho de tomate

Por serem ácidas ou muito pigmentadas, essas frutinhas também podem manchar os dentes. Além disso, como são cheias de frutose (o açúcar das frutas), abrem caminho para que as bactérias se instalem nos dentes e causem danos e descoloração.

Frutas vermelhas e roxas

Além de conter tanino, assim como o café e o chá, a acidez do vinho contribui para a desmineralização dos dentes. Isso facilita a adesão dos pigmentos naturais da bebida.

Vinho

Logo após comer, faça um bochecho apenas com água e evite escovar os dentes nesse momento. A escovação após o consumo de substâncias ácidas favorece a remoção de mineral da superfície dental. Espere pelo menos 1 hora para escovar.

Antes que você pare de consumir todos esses alimentos e bebidas que são muito bem-vindos à dieta, saiba que é possível reduzir o efeito deles aos dentes.

Viu só? Não é preciso parar de ingerir esses alimentos. Para evitar as complicações ligadas à acidez na boca, é só escovar os dentes, usar uma escova com cerdas macias, creme dental com baixa abrasividade e visitar regularmente o seu dentista.

Montagem e edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 8 de outubro de 2020

Continue navegando pelo VIVA BEM