ALIMENTAÇÃO

Veja 12 erros que aumentam o risco de contaminação alimentar


unsplash

Você já passou muito mal depois de se alimentar? As doenças transmitidas por alimentos, como as intoxicações alimentares, são comuns e atingem qualquer pessoa que consuma itens contaminados. 

Surgem sintomas como diarreia, vômitos, dores abdominais. Em casos mais graves, há desidratação, fraqueza e até causa a morte. 

Algumas atitudes simples do dia a dia aumentam o risco de contaminação dos alimentos. A seguir, veja 12 erros na cozinha que devem ser evitados. 

As mãos transportam sujeiras e bactérias para utensílios e alimentos. Quando não higienizadas adequadamente, os micro-organismos são transferidos para os alimentos e se multiplicam rapidamente, causando doenças. Sempre lave bem as mãos antes, durante e após o preparo dos alimentos. 

1. Não lavar as mãos

As carnes não devem ser lavadas antes do cozimento, pois a água pode carregar a contaminação para dentro do alimento. Isso dificulta a eliminação dos micro-organismos durante o processo de cocção. Além disso, a água pode espalhar as bactérias para outros utensílios ou para a pia. 

2. Lavar carnes cruas 

Além da não higienização correta das mãos, não lavar direitos os utensílios também pode provocar a contaminação cruzada. Isso ocorre quando há transferência de micro-organismos de um alimento contaminado para outro. É importante evitar manusear carnes na mesma bancada que alimentos de origem vegetal. 

3. Usar os mesmos utensílios para carnes e vegetais

Tanto o ovo quanto as carnes não devem ser consumidos crus. Os ovos, por exemplo, não podem ser ingeridos com a gema mole, pois assim há chances de contaminação pela bactéria Salmonella. As carnes cruas (ou mal passadas) também podem ter micro-organismos infecciosos, que são eliminados no cozimento.

4. Consumir carnes e ovos crus

A maioria dos micro-organismos se multiplica entre 4°C e 60°C. Por isso, é importante manter os alimentos na geladeira ou aquecidos em temperaturas acima de 70°C. Os itens que passarem mais de duas horas sem refrigeração devem ser descartados. 

5. Deixar a comida fora da geladeira 

Para evitar a contaminação cruzada, as pias e bancadas devem ser limpas com água e detergente ou com álcool 70%. Isso deve ocorrer antes e depois do preparo de alimentos, após manipular alimentos crus, entre o preparo de carnes e vegetais e após a manipulação de alimentos cozidos.

6. Não higienizar a pia

Frutas e legumes sempre devem ser higienizados antes do consumo. A casca pode conter vírus, bactérias, vermes ou fungos que surgem na produção, transporte e comercialização. Os alimentos que serão consumidos crus devem ser lavados com água corrente e mantidos em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos e depois enxaguados. 

7. Não higienizar frutas e legumes

As esponjas de limpeza são porosas e acumulam partículas de alimentos e micro-organismos. Por isso, podem contaminar os alimentos por meio de superfícies, como as pias. Elas devem ser higienizadas com frequência e substituídas toda semana.

8. Não trocar esponjas de cozinha

Ao descongelar os alimentos em temperatura ambiente, podem surgir micro-organismos que causam doenças. A recomendação é que o descongelamento ocorra na geladeira, que tem a temperatura por volta de 4 a 7°C, e na sequência, esses alimentos sejam cozidos.

9. Descongelar na pia

Quem está doente deve passar longe da cozinha! Pessoas resfriadas, com diarreia, vômitos, machucados e cortes nas mãos ou com qualquer tipo de doença transmissível, pode passar o problema de saúde ao manipular os alimentos. 

10. Preparar refeições enquanto está doente

A geladeira é um ótimo local para armazenar alimentos devido à sua baixa temperatura, porém a maioria dos micro-organismos sobrevive nessa situação. O indicado é higienizar a geladeira com água e sabão, desinfetar com álcool 70% ou hipoclorito de sódio. E antes de armazenar os alimentos, higienize as embalagens.

11. Não limpar a geladeira

A data de validade dos alimentos indica tempo limite que esses itens podem ser consumidos com segurança.  As intoxicações podem estar relacionadas ao consumo de alimentos vencidos. Fique de olho na validade ao comprar comida e verifique antes de utilizá-la nas receitas. 

12. Esquecer a validade dos alimentos


Fontes: Keliani Bordin, engenheira de alimentos e professora do curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Camila Carvalho, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Silvana Guimarães, doutora em medicina e saúde e docente da área de saúde coletiva da Uneb (Universidade do Estado da Bahia). 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 29 de abril de 2021