SAÚDE

Veja 10 problemas de saúde que causam a perda de peso

Por Samantha Cerquetani

unsplash

Você perdeu bastante peso sem mudar a dieta ou fazer atividade física? Isso pode indicar que há algo errado com o organismo e ser sintoma de alguma doença. Quem perde cerca de 5% do peso corporal em poucos meses, sem ter a intenção, precisa checar se está tudo bem com a saúde. 

Além da aparência mais magra, é comum que a pessoa sinta fraqueza muscular, tontura, fadiga e apresente deficiências minerais e vitamínicas. Além disso, o sistema imunológico fica comprometido, aumentando o risco de doenças como as infecções.

unsplash

A seguir, veja 10 problemas de saúde que causam o emagrecimento repentino e merecem atenção. 

A tireoide é uma glândula que produz e regula a secreção de hormônios. Quando há hiperatividade na tireoide (hipertireoidismo) ocorre uma elevação dos hormônios, o que altera o metabolismo e acarreta redução de peso. 

1. Hipertireoidismo

unsplash

A doença crônica e autoimune afeta as articulações e aumenta a inflamação. Isso causa perda da massa muscular e de apetite, o que provoca o emagrecimento. Causa ainda dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação, principalmente mãos e punhos.

2. Artrite reumatoide

Pessoas com diabetes descontrolado perdem peso mesmo comendo mais. Essa situação acontece porque o corpo não consegue obter energia dos alimentos e precisa recorrer às suas reservas de músculos e gorduras. A perda urinária de glicose e o excesso de água levam a desidratação, o que impacta na redução de peso.

3. Diabetes

unsplash

4. Depressão

Quem está deprimido apresenta diversos sintomas além da tristeza e apatia. É comum que sintam falta de apetite e a perda de peso pode ocorrer. É fundamental buscar ajuda de um psiquiatra para iniciar um tratamento com antidepressivos e terapia. 

A perda inesperada de peso pode ser um sintoma de alguma Doença Inflamatória Intestinal. As mais comuns são: colite ulcerativa e doença de Crohn. Ocorre redução do apetite, desconforto abdominal, diarreia e má absorção de nutrientes.

5. Doença Inflamatória Intestinal

unsplash

Em alguns tipos de câncer, um dos primeiros sinais é perder peso rapidamente. Há aumento da inflamação do corpo, o que promove desgaste muscular e diminuição do apetite. Ocorre também gasto de energia em repouso ou vômitos e diarreias. 

6. Câncer

unsplash

A doença causa uma inflamação no pâncreas. O órgão libera enzimas que ajudam a digerir os alimentos e regula a glicose. Ocorre a perda significativa de peso devido à dor abdominal ao comer, causando redução da ingestão calórica e má absorção de nutrientes, além de diarreias.

7. Pancreatite

Quem tem anorexia ou bulimia pode perder peso rapidamente e prejudicar a saúde. A anorexia é um distúrbio alimentar que leva à redução do consumo de alimentos; já na bulimia há compulsão alimentar seguida de vômitos. 

8. Transtornos alimentares

unsplash

Ocorre uma reação imunológica logo após a ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo. Com o tempo, surge uma inflamação que danifica o revestimento do intestino delgado, dificultando a absorção de alguns nutrientes e causando diarreias. Por isso, a pessoa pode emagrecer.

9. Doença celíaca

10. Tuberculose

A doença é causada por uma bactéria e transmitida por meio de gotículas de saliva. É comum que ocorra perda de peso e a diminuição do apetite. Surgem também tosses (com ou sem catarro), sudorese noturna, cansaço e dor no peito. 

Quando há perda peso significativa e em pouco tempo, é fundamental buscar ajuda médica. Nesses casos, há a necessidade de realizar um check-up para identificar a causa do emagrecimento e iniciar o tratamento adequado. 

Quando procurar um médico?

unsplash

Edição: Bárbara Paludeti

Reportagem: Samantha Cerquetani

Publicado em 18 de agosto de 2021

Fontes: Cristiane Lauretti, endocrinologista do Hospital São Camilo (SP); Anástacia Muknickas, endocrinologista da Santa Casa de São José do Campos (SP) e Fabrício Buzatto, fisiatra do Hospital das Clínicas da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e membro da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte).