SAÚDE

Veja 10 danos que o consumo excessivo de álcool causa no corpo

Por Luiza Vidal

Quem não gosta de uma taça de vinho no fim do dia? Ou uma cervejinha na sexta-feira? Apesar de ser um hábito comum, é preciso tomar cuidado com a dependência, ou seja, quando você só consegue praticar suas atividades se ingerir alguma dessas bebidas antes. 

Inclusive, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas já é capaz de causar diversos problemas no corpo todo: desde inflamação em órgãos até a perda de memória e capacidade de concentração. Confira.

Um dos impactos do consumo de álcool no corpo ocorre no sistema nervoso central. Com o tempo, pode surgir a falta de concentração para atividades rotineiras, além de um déficit de memória. 

1. Adeus, concentração e memória!

A pessoa também passa a ter a “famosa” tremedeira. Fazer atividades que exijam mais estabilidade nas mãos, por exemplo, fica ainda mais difícil.

2. Mãos trêmulas

Outro efeito do álcool no sistema nervoso central é causar alterações no humor. A pessoa pode apresentar mais irritabilidade ou uma falta de disposição nas atividades diárias.

3. Transtorno de humor

O álcool provoca ainda lesões no músculo do coração, causando a cardiomiopatia alcoólica. Também afeta, principalmente, o fígado - o que provoca alterações na circulação, resultando na hipertensão arterial e arritmia cardíaca. 

4. Afeta o coração

Com o tempo, o álcool vai matando as células hepáticas, causando diversos problemas no fígado, como a cirrose hepática que, como tratamento, exige o transplante do órgão. 

5. Fígado lesionado

Quando você engole uma bebida, ela vai direto para o estômago. No órgão, o álcool apresenta um efeito irritante na mucosa e, como consequência, pode causar úlceras, hemorragias e gastrite. 

6. Faz mal ao estômago

Não podemos esquecer dos efeitos também no esôfago já que o álcool inibe a função do músculo do órgão, que é de controlar os refluxos - aquela sensação chata de comida na garganta. 

7. Mais refluxo

Outro órgão que pode sofrer com a ingestão excessiva de álcool é o pâncreas. A longo prazo, a pessoa pode desenvolver a pancreatite (crônica ou fulminante), que é a inflamação desse órgão. 

8. Inflamação no pâncreas

A ingestão de álcool também causa uma desidratação no corpo. Isso, consequentemente, pode deixar a pele e o lábio mais ressecados. 

9. Desidratação total

A desidratação causada pelo álcool favorece o surgimento de câimbras e dores musculares. Também faz com que o organismo retenha mais líquidos, causando a sensação de inchaço pelo corpo. 

10. Sensação de inchaço

Lembrando que ninguém está demonizando o consumo da bebida alcóolica, mas é preciso evitar o excesso. Até porque alcoolismo não é brincadeira, é coisa séria. Por isso:

- Reconheça seus limites;
- Beba água durante a ocasião;
- Faça uma boa refeição antes de bebedeiras;
- Beba com moderação.

FontesEduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista do Instituto EndoVitta e professor da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Eduardo Leite, gastroenterologista, endoscopista, cirurgião geral e coordenador do serviço de cirurgia do Hospital EMEC (BA).       

Reportagem: Luiza Vidal

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 28 de abril de 2021