SAÚDE

Está com varizes? Veja o que causa o problema e como prevenir

unsplash

As varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes, que não exercem mais a sua função de retorno do sangue para o coração. Elas aparecem com mais frequência nas pernas e nos pés e é mais comum em quem tem histórico familiar. 

unsplash

As veias das pernas são os vasos responsáveis pelo retorno do sangue de volta ao coração. Elas funcionam como válvulas para impedir que o sangue volte para os pés, quando ficamos de pé. Se não funcionam bem, o sangue fica "parado" dentro das veias que se dilatam e ficam tortuosas com o passar do tempo. 

unsplash

unsplash

Além da tendência hereditária, as mulheres têm mais chances de desenvolverem varizes, pois os hormônios femininos ajudam a dilatar os vasos. 

Outros fatores que contribuem para varizes: idade, uso de anticoncepcionais, obesidade, sedentarismo, gravidez e traumas nas pernas. Pessoas que trabalham por longos períodos na mesma posição ou de pé também estão mais suscetíveis. 

As varizes podem surgir de forma assintomática, apenas com o incômodo estético. No entanto, algumas pessoas apresentam uma sensação de peso nas pernas, dores, inchaços, pele seca, coceiras e manchas acastanhadas próximas ao tornozelo.

Se não tratadas, as varizes aumentam e podem provocar hemorragias espontâneas das veias e inflamações. A pele pode ficar muito seca, devido à presença do retorno do sangue mais lento, há elevação da temperatura local que desidrata a pele e causa coceira e ferimentos. 

De olho nos vasinhos! Embaixo daquele pequeno vaso existe uma variz que está se manifestando superficialmente, causando um transtorno na circulação mais interna. Em cerca de 90% dos casos, onde aparecem os vasinhos, há a presença de varizes associadas. 

O diagnóstico é feito com um exame clínico detalhado, realizado por um angiologista ou cirurgião vascular. Durante a consulta médica, avaliam-se a região, a temperatura e a hidratação da pele. 

unsplash

O especialista identifica os vasos mais superficiais, com o auxílio de equipamentos que facilitam a visualização. Dessa forma, verifica como está circulação da perna e indica o tratamento mais adequado para as varizes.

unsplash

O tratamento varia de acordo com a gravidade das varizes. Alguns medicamentos podem diminuir os sintomas. Também há a possibilidade de administrar um remédio dentro do vaso doente. Em alguns casos, a cirurgia para retirada de varizes pode ser indicada. 

Os tratamentos caseiros como compressas geladas e cremes específicos podem amenizar os sintomas. No entanto, não melhoram a circulação ou a presença das veias indesejadas. O melhor é buscar ajuda médica e começar um tratamento adequado para evitar complicações. 

unsplash

Para prevenir, a recomendação é manter bons hábitos de saúde como evitar o excesso de peso, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física regular. O uso de meias de compressão ajuda a diminuir a progressão da doença.

Evite ficar muito tempo em pé, parado na mesma posição. Algumas vezes por dia, eleve as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue. 

unsplash

Fontes: Bruno Naves, angiologista, cirurgião vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular e Aline Lamaita, cirurgiã vascular do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti 

Publicado em 26 de maio de 2021