SAÚDE

7 dicas para respirar melhor

Por Samantha Cerquetani

unsplash

A respiração é uma função vital do organismo e ocorre de forma automática. Mas, apesar desse ato ser involuntário, muitas vezes, a respiração não é realizada corretamente. Além disso, ela pode ser afetada pelo estresse e se tornar mais curta e superficial. 

unsplash

No entanto, respirar adequadamente contribui com a qualidade de vida e dá uma sensação de bem-estar e calma. Quando realizado corretamente, o ato de respirar aumenta a oxigenação das células e dos tecidos do organismo. Por isso, diminui problemas como insônia, ansiedade e até hipertensão. 

Um adulto em repouso realiza de 12 a 20 respirações por minuto. E a boa notícia é que existem diversas atitudes simples que podem contribuir para respirar melhor. A seguir, veja algumas dicas para melhorar a respiração no dia a dia. 

unsplash

1. A forma correta

Você costuma respirar pela boca? A forma correta é inspirar pelo nariz e movimentar a região abdominal lentamente, de forma natural e tranquila para que o ar chegue aos pulmões. Depois, o ar deve ser liberado pelo nariz ou pela boca. 

Dormir de barriga para cima atrapalha a respiração, já que a musculatura da faringe relaxa e a língua pode bloquear as vias respiratórias. O ideal é dormir de lado com a cabeça elevada por um travesseiro e com outro entre as pernas. Dessa forma, a coluna fica alinhada e previne roncos e apneias. 

 2. Na hora de dormir 

Perder peso e praticar atividade física regular são atitudes fundamentais para a saúde e contribuem para respirar melhor. O excesso de gordura também pode se acumular internamente nas vias respiratórias superiores e dificultar a respiração. Outra atitude recomendada é parar de fumar. 

3. Mudar o estilo de vida

unsplash

Praticar meditação com regularidade estimula a focar na respiração, sem controlá-la. Os exercícios de controle da respiração podem ajudar tanto no relaxamento físico quanto mental. Além disso, meditar proporciona outros benefícios como diminuir o estresse e aumentar o bem-estar. 

4. Meditar

unsplash

5. Trocar a roupa de cama 

Como passamos muito tempo deitado nos lençóis e fronhas, é comum o acúmulo de poeira e resquícios de produtos que podem causar alergias. O ideal é trocar a roupa de cama semanalmente. Essa atitude evita problemas respiratórios. 

unsplash

Manter a postura ajuda a garantir que a região torácica (diafragma) consiga se expandir totalmente. Quem tem uma boa postura, geralmente respira de forma mais eficiente. Observe como a coluna fica posicionada quando está em pé, sentado e andando durante o dia.

6. De olho na postura

Aprender alguns exercícios respiratórios e praticá-los com regularidade ajuda a ter mais controle  sobre a respiração. Uma boa maneira de praticar é inspirar profundamente e contar até três. Depois, expire profundamente contando novamente até três e repita o passo a passo algumas vezes. 

7. Treinar a respiração 

Quem tem dificuldade de respiração, deve ficar atento se não há algum problema de saúde respiratório como asma ou rinite. Além disso, o nariz precisa estar funcionando adequadamente.

Há pessoas com desvios de septos ou pólipos nasais que podem obstruir as narinas. Nesses casos, é importante buscar ajuda de um médico para uma avaliação. 

Fontes: Celso Carvalho, fisioterapeuta respiratório e professor da USP (Universidade de São Paulo); Hugo Leite, otorrinolaringologista e professor da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Jefferson Pitelli, otorrinolaringologista e Raphael de Oliveira, fisioterapeuta, ambos do Hospital Anchieta de Brasília.

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 16 de junho de 2021