saúde

Tem pressão alta?

8 formas de controlar a hipertensão, de acordo com a ciência

unsplash

A hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, é um problema de saúde que pode ser assintomático. Ocorre quando há elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias.

Uma pessoa é hipertensa quando os valores de pressão arterial estiverem maiores ou iguais a 140x90 mmHg (ou 14x9), em duas medidas e em ocasiões diferentes.

unsplash

A pressão alta aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como infartos. Estima-se que aproximadamente 40 milhões de pessoas no Brasil tenham hipertensão: mais de 30% da população. 

É provável que você já tenha ouvido falar em alguma “fórmula mágica” para baixar a pressão arterial. No entanto, algumas atitudes podem ser até mesmo prejudiciais à saúde.

unsplash

A seguir, confira 8 maneiras de controlar a hipertensão, de acordo com a ciência.

Os hábitos alimentares são muito importantes para o controle da pressão arterial. A principal medida é a diminuição do consumo de sódio (sal). A recomendação é consumir até 5g por dia.

1. Ficar de olho na alimentação

unsplash

Alimentos industrializados, processados, enlatados e embutidos têm elevada concentração de sódio e devem ser evitados.

Exercícios regulares reduzem a pressão arterial ao tornar o coração mais forte. E assim o órgão consegue bombear mais sangue com menos esforço. É fundamental realizar uma avaliação médica antes de começar.

2. Realizar atividade física

unsplash

O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial. Portanto, o controle de peso contribui com a prevenção e o controle da doença.

3. Controlar o peso

A ingestão alcoólica em excesso reduz os níveis de óxido nítrico, um elemento que auxilia o relaxamento dos vasos. Por isso, o consumo de álcool eleva a pressão arterial.

4. Evitar álcool

Os componentes do cigarro fazem mal para o sistema cardiovascular. A nicotina, por exemplo, provoca liberação de um composto químico que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial.

5. Parar de fumar

unsplash

Viver estressado libera hormônios (cortisol e adrenalina) que aumentam a frequência cardíaca, a glicemia e a pressão arterial. É importante buscar atividades de lazer e meditação para controle do estresse no dia a dia.

6. Controle do estresse

A qualidade do sono é importante para diminuir a pressão arterial. A apneia obstrutiva do sono (paradas respiratórias) é um fator de risco para hipertensão, por exemplo. O ideal é dormir por cerca de sete horas por noite.

7. Dormir bem

unsplash

Em alguns casos, a pessoa com hipertensão deverá tomar medicamentos. Geralmente, são eficientes e não causam efeitos colaterais. A prescrição é feita após uma análise da condição de saúde do indivíduo.

8. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos são diuréticos, ou seja, eliminam o excesso de sódio pela urina. Já outros dilatam as veias ou limitam a entrada de cálcio nas artérias, o que diminui a resistência da passagem do sangue.

unsplash

Fontes: Dante Senra, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês (SP) e coordenador do Hospital IGESP e Marcelo Franken, gerente médico do Programa de Cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 11 de fevereiro de 2022