Sofrendo com ansiedade? Veja 8 dicas para se acalmar

Mas você sabia que é possível conter picos de ansiedade usando técnicas simples, que qualquer pessoa pode fazer no dia a dia?

Em um ano atípico, é cada vez mais comum ver relatos de pessoas sofrendo com sintomas de ansiedade: perdendo o sono, comendo demais, roendo as unhas, sem conseguir sair das redes sociais.

1. Interrompa-se

Se você sentir que está muito ansioso, aperte o botão “off”. Relaxe, saia de casa para uma caminhada leve ou chame um amigo para jogar conversa fora. Respire devagar e, aos poucos, desvie-se do assunto que o deixou ansioso.

2. Faça exercícios aeróbicos

Exercícios que podem ser feitos diariamente, como caminhada, corrida ou flexões, além de ajudar a melhorar os picos de ansiedade, também são preventivos muito eficazes. 

3. Aposte nos “alimentos conforto”

Alguns alimentos podem ajudar a aliviar o estresse e melhorar o humor. São os ricos em ácido fólico ou zinco, como aveia, lentilha, feijão, castanhas, amendoim e mamão papaia.

4. Conecte-se com
a natureza

Segundo especialistas, há vários benefícios em manter contato com a natureza, como ajudar na saúde física, reduzir estresse, turbinar a memória.

Faça um passeio entre as árvores, pise na terra, sinta o cheiro das folhas. Pode até parecer simples, mas essa técnica ajuda bastante a relaxar. 

Leia mais

5. Meditação

Segundo especialistas, meditar ajuda a se desligar de tudo. Entre as várias opções, uma boa dica é a mindfulness (atenção plena). Nesse tipo de meditação, você fica atento ao que está fazendo naquele momento. Além da atenção, você treina a "mente de principiante", que prega a percepção sem julgamento ou viés, apenas como se fosse a primeira vez.

6. Descubra o diafragma

Essa técnica é chamada de respiração abdominal e serve para diminuir a respiração ansiosa. Respirar muito rápido aumenta a oxigenação cerebral e pode provocar os sintomas da ansiedade. Para fazer a respiração abdominal, é simples: basta inspirar e empurrar a barriga para fora e, ao expirar, relaxar a barriga novamente. 

7. Lavanda também ajuda acalmar

Um estudo  publicado na Revista Frontiers in Behavioral Neuroscience mostrou que um composto presente na lavanda, o linalol, ajuda a diminuir os níveis de estresse e a relaxar. 
Para desfrutar do benefício, você pode mergulhar os pés em uma bacia com água perfumada ou até borrifar o cheiro pela casa.

8. Aceite o que não é possível mudar

A “teoria da autocompaixão” contribui para uma saúde mental bem equilibrada. Ela diz para aceitar aquilo que não é possível mudar, ou seja, não se martirize com o que foge do seu alcance, apenas aceite e tenha compaixão de si mesmo.

Edição: Gabriela Ingrid

Reportagem e montagem: Bruna Alves

Publicado em 3 de dezembro de 2020

Fontes: Luiz Vicente Figueira de Mello, psiquiatra do Programa de Transtornos de Ansiedade do IPq HCFMUSP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Vanessa Karam, psicóloga da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Andressa Heimbecher Soares, endocrinologista, membro da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – regional São Paulo).

Continue navegando pelo VIVA BEM