Veja alimentos que amenizam os sintomas e quais evitar
O refluxo ocorre quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago e provoca sintomas desagradáveis como gosto amargo ou ácido na garganta. Pode vir acompanhado de uma queimação (azia).
O problema surge quando há um funcionamento inadequado da válvula que separa o esôfago do estômago. As causas do refluxo estão relacionadas ao tabagismo, obesidade, estresse e hábitos alimentares.
Realizar mudanças na alimentação ajuda a controlar os sintomas. Alguns alimentos são considerados desencadeadores do refluxo e devem ser evitados; já outros diminuem o problema. A seguir, veja o que consumir ou evitar quando se tem o problema.
O QUE CONSUMIR
Os vegetais reduzem a acidez do estômago. Invista mais em folhas verdes, batatas, brócolis, couve-flor, chuchu, abobrinha, cenoura, vagem, entre outros. Sempre que possível, prepare os vegetais no vapor ou refogados com pouco sal.
Vegetais
O alimento dá sabor extra a diversas receitas e possui propriedades anti-inflamatórias naturais. É indicado para quem tem refluxo e azia por proteger o estômago da acidez.
Gengibre
O alimento é fonte de fibras, o que melhora a digestão e neutraliza o excesso de acidez no estômago. Polvilhe nas saladas de frutas ou acrescente em massas de pães, sucos, tortas e bolos.
Aveia
unsplash
Consumir frutas é bastante saudável, mas quem tem refluxo deve investir em opções não cítricas como mamão, melão, banana, maçã e pera para diminuir a probabilidade de desencadear os sintomas.
Frutas não cítricas
unsplash
Com baixo teor de gordura, as carnes magras como frangos e peixes estão liberadas para quem sofre com a doença. Opte sempre pelos alimentos grelhados ou assados.
Carnes magras
unsplash
Consumir alimentos fontes de gorduras saudáveis também é recomendado. Acrescente mais na dieta abacates, oleaginosas, peixes como o salmão, azeite, chia e linhaça.
Gorduras saudáveis
unsplash
O QUE EVITAR
Quem tem refluxo deve evitar alimentos fritos e gordurosos, já que eles relaxam a válvula que separa o esôfago do estômago e aumentam os sintomas. Fique longe de carnes com gorduras, batatas fritas, laticínios integrais, sorvetes, molhos prontos e fast-food.
Alimentos gordurosos e fritos
Tanto o tomate in natura quanto os molhos caseiros devem ser evitados. Isso porque são bastante ácidos e podem piorar os sintomas de refluxo. Vale ficar atento para pizzas e macarrão que tenham o molho.
Tomate
Consumir frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi causa aumento dos sintomas da doença. É melhor evitar também o suco dessas frutas, já que elas aumentam a acidez estomacal e pioram o mal-estar.
Sucos de frutas cítricas
unsplash
Pode até ser difícil de resistir, mas comer grandes quantidades de chocolate aumenta o refluxo. Isso porque o alimento relaxa o músculo da região entre o esôfago e o estômago.
Chocolate
Mesmo sendo alimentos muito comuns nas receitas, tanto o alho quanto a cebola provocam o relaxamento do esfíncter, o que leva ao refluxo. O ideal é não exagerar no consumo para evitar desconfortos.
Alho e cebola
O café relaxa o baixo esfíncter esofágico e aumenta os sintomas de refluxo. Já as bebidas gaseificadas causam inchaço no estômago, o que aumenta a pressão na parte inferior do esôfago e leva ao mal-estar.
Café e refrigerante
Por ter em sua composição uma substância chamada capsaicina, alimentos como pimenta e condimentos picantes devem ser evitados. Eles retardam a digestão e como os alimentos ficam mais tempo no estômago, eles podem voltar para o esôfago.
Alimentos picantes
Fontes: Maria Alice de Magalhães Scaranello, gastroenterologista do Hospital do Servidor Público Estadual e Luciana Osse, nutróloga do Hospital 9 de Julho.