SAÚDE

Sofre com asma? 

Veja o que controla sintomas da doença e o que é mito

A asma é uma doença comum que atinge as vias aéreas ou brônquios e ocorre por causa de uma inflamação crônica. Geralmente, surge falta de ar ou dificuldade para respirar, além de sensação de peito pesado. Algumas vezes, podem surgir chiados e tosse. 

Os sintomas costumam variar bastante ao longo do tempo, mas a asma não tem cura. A causa ainda não é conhecida: sabe-se que surge com mais frequência em quem tem histórico familiar de alergias respiratórias e ambientais.


unsplash

Há diversos tratamentos medicamentosos que melhoram os sintomas da asma e proporcionam o controle da doença. Mas é comum que mudanças na rotina e medidas “caseiras” sejam apontadas como formas de melhorar a asma. A seguir, veja detalhes e se há riscos de piorar a situação. 


unsplash

Durante muito tempo, pesquisadores suspeitaram que o café pudesse ter efeitos benéficos em pessoas com asma. A suspeita ocorria devido à estrutura química do café, que lembra a da teofilina - um remédio utilizado no combate à doença. Essa substância libera as vias aéreas e relaxa os músculos, aliviando problemas respiratórios. 

Beber café

espalhunsplash

No entanto, não há comprovação científica que tomar café seja eficaz para diminuir os sintomas de asma. E a bebida não deve substituir os remédios para tratamento da doença.


unsplash

É comum pensar que um banho quente ajude a eliminar o excesso de muco, o que melhora a respiração. Só que as altas temperaturas não trazem benefícios para os sintomas de asma. Além disso, a queda brusca da temperatura ao sair do chuveiro pode levar a uma exacerbação da doença. 

Tomar banho quente

Ainda há poucos estudos sobre a influência dos alimentos nos sintomas da asma. Realizar alteração na dieta, geralmente, não traz qualquer impacto na evolução da doença. Consumir alimentos como alho e gengibre, conhecidos por sua ação anti-inflamatória, pode trazer alívio momentâneo para a asma, mas isso é bastante individual. 

Alimentos anti-inflamatórios


unsplash

O exercício físico regular melhora o condicionamento cardiopulmonar e é indicado para quem tem asma. Porém, a doença pode ser desencadeada por atividade física e causar crises. Nesses casos, a medicação adequada previne os sintomas.

Praticar exercícios

Os exercícios respiratórios podem ajudar os pulmões a funcionar melhor, o que é benéfico para os asmáticos.  Vale a pena tentar a respiração diafragmática, que ajuda a fortalecer o diafragma, a desacelerar a respiração e a diminuir as necessidades de oxigênio do corpo.

Técnicas de respiração

Nadar é uma atividade recomendada como complemento ao tratamento da asma, mas não cura a doença. Ao prender a respiração, uma pessoa aumenta sua capacidade pulmonar e controle da respiração. 

Natação


unsplash

Pessoas com asma devem ficar de olho na balança. A gordura em excesso ao redor do peito e da barriga pode dificultar a respiração. E os quilos a mais aumentam a inflamação do corpo, o que afeta as vias respiratórias. Manter o peso e estar sempre ativo são ações importantes para os asmáticos. 

Perder peso


unsplash

Embora não exista cura para a asma, os tratamentos melhoram os sintomas e proporcionam o controle da doença. As medicações diminuem a inflamação dos brônquios, o risco de crises e evitam a perda futura da capacidade respiratória. A maioria dos asmáticos pode ter uma vida normal, mas é fundamental fazer um acompanhamento médico.

 Fontes: José Rodrigues Pereira, pneumologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Ana Clara Toschi, pneumologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. 

Edição: Bárbara Paludeti

Reportagem: Samantha Cerquetani

Publicado em 8 de junho de 2021