Sexo é bom, mas também pode causar problemas de saúde
Por Luiza Vidal
Transar faz muito bem para a nossa saúde física e mental, mas também pode machucar. Isso envolve dores pelo corpo, lesões nos órgãos genitais, fraturas, infecções, entre outras situações mais sérias. Confira 9 delas a seguir:
É como se fosse um corte na pele fininha que vai da vagina até o ânus, que caso seja muito sensível, pode rasgar durante o sexo - principalmente se a penetração for mais intensa. A fissura causa dor e ardência durante ou depois do sexo. Isso ocorre porque a região fica mais sensível por conta de uma infecção, alergia ou atrofia (falta de hormônio).
1. Fissura vaginal
Sim, se o sexo for intenso e a posição tirar o homem “do controle” do movimento, pode ocorrer a fratura no órgão. Como é composto de vasos, o pênis fica inchado (pelo sangramento interno) e muito dolorido. É uma situação que necessita do atendimento médico urgente.
2. Fratura no pênis
Transar é o mesmo que fazer atividade física. Então, se você exagera no ritmo ou faz posições que não está acostumado, é normal que no dia seguinte apareçam várias dores pelo corpo. A dica é não forçar muito e tomar cuidado com as posições. Quer fazer algo diferente? Prepare os músculos antes!
3. Dores no corpo
É uma sensação de queimação na vagina ou no pênis durante o sexo. Isso acontece pela falta de lubrificação na região, que pode ser incentivada com as preliminares ou até mesmo com um lubrificante – opções não faltam.
4. Escoriação
Após o sexo, pode aparecer a cistite (infecção na bexiga) nas mulheres, que vem acompanhada de uma sensação de irritação. Mas é importante entender se é “só” uma irritação após transar ou se é, de fato, uma infecção urinária - comprovada com exame de urina. A dica dos ginecologistas é fazer xixi depois do sexo e, se possível, antes também.
5. Infecção urinária
Outra situação desagradável que pode ocorrer é a alergia ou uma sensibilidade a um produto: camisinha, lubrificante, etc. Alergia é coisa séria e, dependendo do quadro, necessita de atendimento médico. Se for uma irritação ou sensibilidade, pode vir com coceira, vermelhidão ou ardor. Caso o problema seja com lubrificante, por exemplo, opte pelos produtos a base de água e evite os com cheiro e sabor.
6. Alergia
E já que estamos falando de sexo, é importante lembrar que o uso da camisinha, além de evitar gravidez indesejada, também protege de diversas ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como sífilis, HIV, gonorreia, entre outras. Use camisinha!
7. ISTs
Se você gosta de usar brinquedos de sex shop, tome alguns cuidados. Só utilize os objetos nas regiões apropriadas, prefira os de boa qualidade e nada de colocar objetos estranhos na vagina ou no ânus. Ele pode se “perder” e causar lesões graves, dependendo do caso.
8. Brinquedos inapropriados
Ao transar, a frequência cardíaca também aumenta. Então, pessoas com histórico de doença cardiovascular ou com cirurgias recentes no coração devem tomar cuidado e seguir orientação médica. Mas dificilmente os mais jovens terão problemas cardíacos durante o sexo.
9. Cuidado com o coração
Fontes: Flávia Torelli, ginecologista e especialista em reprodução humana do Grupo Huntington; Lilian Fiorelli, sexóloga e médica ginecologista especialista em sexualidade feminina e uroginecologia pela USP (Universidade de São Paulo).