Sempre com fome? Veja o que provoca vontade de comer toda hora

Alimentação

Sentir fome o tempo todo pode levar ao consumo exagerado de alimentos e ao ganho de peso. Fatores nutricionais, emocionais e mudanças na rotina influenciam na saciedade e aumentam o desejo de comer. 

É importante ficar de olho nessa fome constante, principalmente se a dieta está adequada. Veja a seguir o que causa a vontade excessiva de comer.

As refeições principais devem ser balanceadas. É preciso incluir alimentos fontes de carboidratos, fibras, proteínas e gorduras “boas”. Esses nutrientes aumentam à sensação de saciedade e diminuem a fome durante o dia.

Falta de nutrientes

Alterações hormonais interferem na regulação da fome e da saciedade. O funcionamento inadequado da glândula tireoide, por exemplo, causa hipotireoidismo, que aumenta a fome. 

Problemas hormonais

Comer com pressa

Comer com atenção e devagar permite que o corpo se sinta satisfeito mais rapidamente. Fazer as refeições com calma ajuda o organismo a produzir a leptina, o hormônio da saciedade.  Mastigue bem os alimentos para demorar a ter fome. 

Viver estressado aumenta a vontade de comer. O estresse também diminui os níveis de hormônios relacionados à sensação de plenitude.  É comum que as pessoas estressadas usem a comida como forma de compensação para momentos difíceis.

Estresse

Dormir menos do que o necessário altera o funcionamento do organismo e causa mudanças nos hormônios responsáveis pela fome.  Ao dormir pouco, o metabolismo é alterado e há o aumento do apetite.

Poucas horas de sono

Quem vive sempre de dieta consome poucas calorias e ingere mais nutrientes inadequados. Por isso, é comum sentir vontade de comer mais rapidamente. Além disso, fazer grandes restrições alimentares aumenta os hormônios relacionados à fome. 

Dietas restritivas

O uso de alguns medicamentos altera a percepção da fome e afeta o metabolismo. É o caso dos antidepressivos e corticoides. É importante ficar atento se a medicação não está aumentando o apetite de forma exagerada e conversar com um médico.

Medicamentos

É comum confundir sede com fome. Isso acontece porque o corpo emite sinais semelhantes ao cérebro quando está sem se alimentar ou desidratado. Na dúvida, beba um copo d'água antes de comer.

Não é fome, é sede!

Fique de olho se a fome constante não é uma compulsão alimentar. Nesses casos, a pessoa consome alimentos em grandes quantidades e em um curto espaço de tempo. Além disso, sentem culpa, tristeza e arrependimento após comer.

É fome ou compulsão alimentar?

Se ficar em dúvida ou sentir mal-estar por esses comportamentos, procure ajuda profissional. É importante checar se não é um transtorno alimentar. Neste caso, é importante começar um tratamento para aprender como manter uma relação mais saudável com a comida. 

Fontes: Edson Credidio, nutrólogo e doutor em Ciências de Alimentos e PhD em alimentos bioativos pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Cristiane Lauretti, endocrinologista do Hospital São Camilo; Audie Nathaniel Momm, nutrólogo do Hospital do Servidor Público Estadual.

Reportagem: Samantha Cerquetani

 Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 23 de abril de 2021