LONGEVIDADE

Velho e saudável

Problemas de saúde tendem a surgir com a idade, mas dá para ficar atento e viver bem

Então, muito provavelmente você vai ter alguma questão de saúde quando for mais velho, mas há coisas que podem ser feitas para viver uma vida mais saudável. E já!

Aquele clichê universal é fato: a idade chega para todo mundo. E mais fato ainda é que 9 em 10 idosos têm algum tipo de doença crônica e quase 8 em 10 têm mais de uma.

É mais do que natural

À medida que você envelhece, seus vasos sanguíneos ficam menos flexíveis e isso pressiona o sistema que transporta sangue pelo seu corpo. Isso pode explicar por que 2 em cada 3 adultos acima de 60 anos têm hipertensão. Mas existem outras causas que você pode controlar: observe seu peso, faça exercícios, pare de fumar, encontre maneiras de lidar com o estresse e coma de forma saudável.

1. Pressão em dia

Leia mais

Desde 1980, o número de adultos de meia-idade e mais velhos com diabetes quase dobrou. Seu risco de contrair a doença aumenta após você atingir os 45 anos, e isso pode ser sério. Pode levar a doenças cardíacas, renais, cegueira e outros problemas. Converse com seu médico sobre a verificação regular de açúcar no sangue.

2. De olho na glicemia

Leia mais

O acúmulo de placas de gordura nas artérias é uma das principais causas de doenças cardíacas. Começa na infância e piora com a idade. Mas dá para controlar com uma alimentação saudável. Evite os embutidos e frituras e exercite-se: seu coração agradece.

3. Ai, meu coração

A osteoartrite, ou artrose, é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas. O problema não tem cura e tende a surgir após os 40 anos, sendo mais comum depois dos 60 anos --e 85% das pessoas com 75 anos possuem a condição. Mas genética e estilo de vida também têm a ver: lesões articulares anteriores, falta de atividade física, diabetes e excesso de peso podem piorar o quadro. Fique atento!

4. Articulações

Cerca de metade das mulheres com mais de 50 anos e até 25% dos homens nessa faixa etária quebram ossos porque perderam muita massa óssea e o organismo não a repôs. Algumas coisas podem ajudar: uma dieta saudável rica em cálcio e vitamina D e exercícios regulares de sustentação de peso, como dançar, correr ou subir escadas.

5. Osteoporose

Leia mais

Barulho alto, doença e genética têm seu papel, além de alguns medicamentos. A boa notícia é que várias das doenças auditivas decorrentes da longevidade podem ser curadas ou, ao menos, abrandadas. Para envelhecer melhor também no campo auditivo, vá ao médico periodicamente.

Dados da OMS de 2015 apontam que no Brasil existem 28 milhões de pessoas com algum grau de surdez. Segundo os médicos, normalmente começamos a perder a audição a partir dos 42 anos.

6. Perda de audição

Para manter a saúde dos olhos em dia, além de visitar regularmente um oftalmologista, proteja os olhos dos raios UV, evite coçá-los e não utilize colírio sem indicação médica

Parece que mais dia, menos dia, todo mundo vai usar óculos à medida que envelhecer. Os problemas de visão que surgem com a idade vão desde presbiopia (vista cansada), passando por catarata (que é é praticamente inevitável a partir dos 50/60 anos), glaucoma e DMRI.

7. Problemas de visão

Os problemas com o controle da bexiga tendem a acontecer à medida que envelhecemos. Eles podem ser causados por problemas nos nervos, fraqueza muscular, tecido espessado ou aumento da próstata. Exercícios e mudanças no estilo de vida --beber menos cafeína ou não levantar coisas pesadas, por exemplo-- geralmente ajudam.

8. Problemas de bexiga

Leia mais

Quanto mais velho ficamos, mais comum é a dor nas costas. Muitas coisas podem torná-lo mais propenso a tê-la: estar acima do peso, fumar, não fazer exercícios suficientes ou doenças como artrite e câncer. Observe seu peso, faça exercícios e obtenha bastante vitamina D e cálcio para manter seus ossos fortes. E fortaleça os músculos das costas --você precisará deles.

9. Dor nas costas

Leia mais

O Alzheimer, normalmente, não aparece até os 65 anos. Mas 1 em cada 9 pessoas dessa idade ou mais velha tem a doença, e a taxa sobe para 1 em cada 3 para que tem mais de 85. Alguns fatores de risco (como idade e hereditariedade) são incontroláveis, mas as evidências sugerem que uma dieta saudável para o coração e observar sua pressão arterial e açúcar no sangue podem ajudar.

10. Alzheimer

Leia mais

Edição: Bárbara Paludeti

Fontes: Soc. Bras. de Oftalmologia, Soc. Bras. de Otologia, WebMD, Alzheimer’s Association, American Heart Association e Mayo Clinic.

Publicado em 29 de julho de 2020

Continue navegando pelo VIVABEM