SAÚDE

Por que surgem os hematomas?

Veja 8 fatos sobre essas manchas na pele

Você já levou uma pancada e percebeu que a região mudou de cor? Os hematomas surgem devido ao extravasamento do sangue após o rompimento de vasos sanguíneos. Geralmente por causa de um trauma localizado. 

unsplash

O sangue liberado se espalha pela região atingida e fica acumulado sob a pele. Surge assim uma mancha, que inicialmente apresenta uma tonalidade mais avermelhada. Com o tempo, a cor vai clareando até desaparecer. A seguir, veja detalhes sobre os hematomas.

O período que o hematoma ficará na pele depende do local, do tamanho atingido e das condições de saúde da pessoa. No entanto, geralmente desaparece entre 10 e 15 dias. 

1. Duração

É importante se atentar se o hematoma surge espontaneamente e com frequência. Em alguns casos ocorre por conta da hemofilia (distúrbio na coagulação), doenças hepáticas, além de deficiências de vitaminas. Raramente indica leucemia (câncer no sangue).

2. Problemas de saúde

O uso de alguns medicamentos anticoagulantes podem eventualmente provocar sangramentos e hematomas. Para evitar esse sintoma, é fundamental o acompanhamento médico e não se automedicar.

3. Medicamentos

unsplash

Os idosos podem ter "manchinhas" roxas na pele. Elas são comuns e chamadas de púrpura senil. Ocorrem por conta de uma fragilidade dos vasinhos da pele. Surgem nas mãos, punhos e antebraços.

4. Púrpura senil

unsplash

Quando ocorre uma diminuição da produção de células do sangue aparecem manchas roxas no corpo. A condição é conhecida como aplasia de medula óssea ou anemia aplástica grave. Podem surgir infecções e sangramentos.

5. Aplasia de medula

Algumas pessoas estão mais suscetíveis aos hematomas. A fragilidade vascular torna os vasos sanguíneos mais frágeis, rompendo com mais facilidade e causando sangramentos. Acontece devido à predisposição genética, idade avançada ou deficiências vitamínicas. 

6. Fragilidade vascular

Após a pancada, vale a pena aplicar uma compressa gelada no local para reduzir a inflamação. Deve-se evitar a exposição solar para não aumentar a lesão ou manchas. Algumas pomadas específicas aliviam a dor.

7. Como evitar

Os hematomas geralmente são absorvidos sozinhos. Entretanto, dependendo do tamanho, da localização e de complicações, devem ser avaliados por um médico. Principalmente se surgir dor,  febre ou sangramentos de gengiva, nariz ou urina.

8. Quando ver o médico

unsplash

Fontes: Erich de Paula, hematologista da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular); Perla Vicari, hematologista do Hospital do Servidor Público Estadual (SP) e Laura Cinquini, hepatologista e professora do curso de medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Edição: Bárbara Paludeti

Reportagem: Samantha Cerquetani

Publicado em 1º de dezembro de 2021