para que serve
o própolis?

Veja 6 indicações de uso do composto produzido pelas abelhas

Você sabia que o mel não é o único item produzido pelas abelhas? Elas também fabricam a própolis, um composto sintetizado a partir da extração de diferentes plantas, enzimas salivares, cera e pólen.

Há muitos séculos, o própolis é usado no tratamento de diversos problemas de saúde. Isso porque conta com flavonóides, vitaminas, minerais e propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antivirais.

unsplash

Sua composição química e a tonalidade variam de acordo com a localização das abelhas e os tipos de plantas extraídas. Vale destacar que ainda precisam ser realizadas mais pesquisas para comprovar os seus benefícios. 

Ele é encontrado facilmente na forma de pomadas,  extratos, comprimidos e soluções em farmácias ou lojas de produtos naturais, mas não é considerado um medicamento. A seguir, veja 6 indicações do uso de própolis.

unsplash

A atividade anti-inflamatória e os antioxidantes da própolis ajudam na cicatrização e recuperação dos tecidos. Entretanto, mais estudos são necessários para definir a dose e os efeitos desse composto na pele.

1. Cicatrização de feridas

unsplash

É provável que você já tenha usado o extrato de própolis quando surgiu uma dor de garganta. Por possuir propriedades anti-inflamatórias, diminui desconfortos como a amigdalite, uma inflamação que atinge estruturas localizadas na laringe.

2. Combater inflamações

O própolis contém substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas e está presente em diversos produtos para higiene bucal. Em alguns casos, é indicada para o tratamento de gengivite e cáries.

3. Melhorar a saúde bucal

unsplash

A atividade antiviral do própolis auxilia na prevenção do herpes, uma doença infecciosa causada por um vírus. Por isso, pode diminuir erupções na pele e gerar uma recuperação mais rápida. 

4. Aliviar sintomas do herpes

Alguns estudos apontam que o própolis possui substâncias que atuam contra as células cancerosas. Por isso, impediria a sua multiplicação. Ainda são necessárias mais pesquisas sobre o assunto.

5. Pode ter efeitos anticancerígenos

uunsplash

Estima-se que existam mais de 300 compostos no própolis: a maioria é formado por diferentes antioxidantes que combatem doenças e protegem o corpo contra bactérias, vírus e fungos.

6. Aumentar a imunidade

COMO USAR

uunsplash

O própolis pode ser aplicado diretamente na pele, adicionado na água para fazer inalações  ou para gargarejo. Também pode ser ingerido puro ou diluído em água ou chá morno.

O ideal é adquirir o própolis apenas com a certificação que garanta a sua qualidade, segurança e eficácia. Lembrando que deve ser usado apenas com orientação médica, que definirá a dosagem adequada.

unsplash

QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES?

unsplash

Algumas pessoas apresentam reação alérgica e surgem sintomas como inchaço, vermelhidão ou coceira na pele. Grávidas, lactantes e crianças não devem usar própolis sem indicação médica e precisam de acompanhamento.

O uso não deve ser contínuo, pois pode causar toxicidade ao fígado. Vale destacar que o própolis deve ser utilizado como terapia complementar e nunca substituir tratamentos convencionais. 

unsplash

Fontes: Regina Stikan Carrijo, coordenadora de nutrição do Hospital Santa Catarina; Luisa Vargas, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Felipe César Santos da Silva, nutricionista da Santa Casa de São José dos Campos; Rodrigo Vieira Gonzaga, docente do curso de farmácia da Universidade Anhembi Morumbi. 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 10 de dezembro de 2021