unsplash

ALIMENTAÇÃO 

O que comer no pós-treino?

Veja dicas do que consumir ou evitar após a malhação 

Você está dando atenção aos seus lanches pós-treino? É bastante comum focar apenas no que é consumido antes da atividade física, mas escolher os nutrientes adequados após os exercícios contribui com os resultados.

É importante incluir alimentos fontes de carboidratos complexos e proteínas após o treino. Esses nutrientes ajudam o corpo a se recuperar do exercício, restabelecem a energia, aumentam o fortalecimento muscular e estimulam o metabolismo.

unsplash

Escolher alimentos de fácil digestão promove uma absorção mais rápida de nutrientes. Além disso, beber água ajuda a transportar os nutrientes para os músculos. A seguir, veja detalhes do que consumir ou evitar após a malhação.

unsplash

COLOQUE NA DIETA

A dupla queridinha dos adeptos de atividade física é fonte de energia, proteína e carboidratos. A combinação ajuda na recuperação dos músculos, já que associa a proteína magra do frango com o carboidrato complexo da batata-doce. 

Frango com batata-doce

unsplash

Também fornece carboidratos e proteínas, o que ajuda os músculos a se recuperarem do esforço físico. Evite os iogurtes com muita gordura ou açúcar, pois atrapalham a perda de peso. Para aumentar a quantidade de fibras e incrementar o sabor, acrescente aveia ou frutas. 

Iogurte natural

unsplash

Seja um omelete, mexido ou cozido, o ovo é uma opção de proteína completa para quem deseja ganhar massa muscular. Ele oferece nutrientes importantes para o reparo e o crescimento de tecidos. O ideal é evitar a versão frita.

Ovos

Fontes de carboidratos complexos e fibras, as frutas possuem também antioxidantes.  As vermelhas, por exemplo, ajudam a aliviar dores musculares e auxiliam no ganho de massa muscular. Mamão, laranja, maçã, acerola e goiaba também são frutas indicadas para quem malha. 

Frutas

unsplash

As castanhas, amêndoas e nozes são fontes de gorduras “boas”. Elas aumentam a energia e ajudam no ganho de massa muscular. Além disso, combatem os processos inflamatórios e facilitam a recuperação muscular.

Oleaginosas

unsplash

Se a fome bater e você quiser algo mais rápido, opte por um lanche com pão integral e uma fonte de proteína como frango desfiado, sardinha, atum ou ovos. Acrescente também ricota, tofu, pasta de grão-de-bico, cogumelos e vegetais como alface.

Sanduíches

O QUE EVITAR

O álcool é uma bebida bastante calórica e sem nenhum nutriente. Assim, não contribui para a reposição que o corpo precisa no pós-treino. Além disso, aumenta a desidratação e dificulta a regeneração muscular.

Bebidas alcoólicas

unsplash

A gordura é digerida lentamente pelo corpo e o ideal é escolher alimentos de rápida absorção para regeneração do músculo. Evite carnes gordurosas, fast-food e frituras depois de malhar.

Alimentos gordurosos

O açaí industrializado possui uma grande quantidade de xarope de guaraná, ou seja, alto teor de açúcar e carboidratos. Por isso, o consumo pode prejudicar o pós-treino. 

Açaí

unsplash

Alimentos fontes de carboidratos simples e alto índice glicêmico, como doces, pizzas e pães de farinha branca, devem ser evitados. Além de não ajudar na saciedade, acumulam gorduras no corpo.

Carboidratos simples

Fontes: Fabrício Buzatto, médico do esporte e fisiatra do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espírito Santo; Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Débora Palos, nutricionista do Hospital 9 de Julho. 

Edição: Gabriela Ingrid

Reportagem: Samantha Cerquetani

Publicado em 25 de setembro de 2021