Saber controlar o estresse não é uma tarefa fácil, mas para aqueles que conseguem, os benefícios são inúmeros. A seguir, saiba o que o relaxamento pode trazer de bom para sua saúde e bem-estar.
O relaxamento pode ajudar a reduzir o hormônio do estresse conhecido como cortisol. “Com a baixa dessa substância, é possível diminuir as dores, a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo corpo", exemplifica Paulo Camiz, clínico geral do HC-SP.
1. Seus níveis de cortisol diminuem
Não conseguir dormir mesmo quando está exausto é um sinal de que você ainda está no modo "lutar ou fugir". Técnicas de relaxamento como respiração profunda podem ajudar a ativar sua resposta de relaxamento.
2. Você dorme melhor
As técnicas de relaxamento ajudam a mudar a atividade do sistema nervoso, o que causa efeitos no organismo, desde desalecerar os batimentos cardíacos até diminuir a pressão arterial, além de promover uma sensação de bem-estar.
3. Sua frequência cardíaca diminui
O relaxamento interrompe as ondas cerebrais hiperativas, que embora sejam fundamentais para a resolução dos problemas, também podem tirar seu foco. O equilíbrio, alcançado diminuindo substâncias como cortisol e adrenalina, é fundamental para pensar com clareza.
4. Seu foco melhora
5. Sua imunidade é fortalecida
De acordo com a American Psychologial Association, uma meta-análise de mais de 300 estudos revelou que o estresse crônico piora todos os aspectos da imunidade, desde o combate ao resfriado comum até a prevenção do câncer.
A longo prazo, sua chance de ter problemas no coração diminui. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association, vários estudos mostraram que o relaxamento reduz fatores que contribuem para quadros como estresse, ansiedade, depressão, pressão alta e má qualidade do sono.
6. Você tem menos risco de doenças cardíacas
Com rotinas cheias de compromisso e a constante sensação de sobrecarregamento, muitos precisam usar técnicas de "escape" para diminuir a tensão. Felizmente, existem práticas que ajudam a melhorar os níveis de estresse - o importante é encontrar o que funciona para você!
Como relaxar?
De acordo com Rafaela Roberto Batista, médica fisiatra e coordenadora do Pronto-Atendimento da Santa Casa de São José dos Campos (SP), boas opções são:
Como relaxar?
"É um ótimo instrumento para o autoconhecimento e percepção do corpo", comenta. Vale procurar um instrutor ou até usar aplicativos ou vídeos de meditação guiada.
Meditação
Respirar profundamente algumas vezes já ajuda a induzir o corpo para um estado de calma. Coloque uma mão no peito e outra na barriga e respire fundo pelo nariz, garantindo ar suficiente para criar um estiramento nos pulmões. Realize de 6 a 10 respirações profundas e lentas a cada minuto, durante 10 minutos.
Exercícios de respiração
A modalidade é famosa por ajudar no relaxamento e na percepção corporal. Outros exercícios, no entanto, como caminhada e musculação, por exemplo, também podem ser benéficos por ajudarem na liberação de hormônios que atuam no bem-estar.
Ioga
Fontes: Rafaela Roberto Batista, médica fisiatra e coordenadora do Pronto-Atendimento da Santa Casa de São José dos Campos (SP) e Paulo Camiz, professor colaborador da disciplina de clínica geral do HC-SP (Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo)