Menstruação atrasou? Veja 9 motivos que causam um ciclo irregular
unsplash
SAÚDE
Por Samantha Cerquetani
1. Alterações no peso
Estar muito acima ou abaixo do peso afeta o ciclo menstrual. Por isso, tanto a obesidade quanto a magreza em excesso alteram os hormônios responsáveis pela menstruação. Mudanças rápidas de peso também causam o sintoma.
Unsplash
Praticar exercícios extenuantes causa alterações nos hormônios, interferindo na menstruação. No entanto, essa situação é mais frequente em atletas que treinam por longas horas todos os dias.
2. Excesso de exercícios
É um distúrbio hormonal frequente que ocasiona ciclos irregulares. Mulheres com esse problema produzem hormônios masculinos em excesso. Com isso, é comum que ocorram menstruações mais espaçadas, pouca ou ausência total do fluxo.
3. Síndrome do ovário policístico
Ter alguma disfunção na glândula tireoide interfere no metabolismo dos hormônios e causa irregularidade menstrual. A falta ou o excesso hormonal aumenta ou reduz o fluxo, atrasa a menstruação ou pode interrompê-la por diversos meses.
4. Problemas na tireoide
vunsplash
5. Pré-menopausa
As mulheres que estão próximas da menopausa são afetadas por uma irregularidade menstrual: pode ocorrer aumento do fluxo ou atraso. Isso acontece pela diminuição da ovulação. Podem surgir outros sintomas como irritabilidade, calor ou diminuição da libido.
O ciclo menstrual também é afetado por fatores externos e emocionais. Quem vive estressada ou ansiosa sofre uma alteração no funcionamento dos hormônios. Isso atrapalha a ovulação e atrasa a menstruação.
6. Estresse e ansiedade
7. Menarca
Depois da primeira menstruação (menarca) é comum que ocorram alguns atrasos no ciclo. Isso acontece porque o sistema reprodutor feminino ainda está amadurecendo. Por isso, esses atrasos são muito comuns em adolescentes.
unsplash
8. Efeitos colaterais de medicamentos
O uso de alguns medicamentos influenciam os hormônios do corpo e desregulam a menstruação. Mulheres que tomam antidepressivos, imunossupressores, anticonvulsivantes ou fazem quimioterapia podem ter a menstruação atrasada ou parar de menstruar por alguns períodos.
As lactantes podem ter uma amenorreia transitória. Isso significa que os hormônios responsáveis pelo aleitamento inibem a ovulação. Por isso, as novas mães costumam não menstruar por alguns meses enquanto amamentam.
9. Amamentação
unsplash
O que fazer?
É importante realizar consultas anuais com um ginecologista e fazer exames de rotina. A irregularidade menstrual demonstra uma alteração no organismo, que deve ser avaliada. Após o diagnóstico, o especialista indicará o tratamento adequado.
Reportagem: Samantha Cerquetani
Publicado em 21 de abril de 2021
Edição: Bárbara Paludeti
Fontes: Fábio Kuteken Sakae, ginecologista do Hospital São Camilo de São Paulo e Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz e da Clínica GRU (SP).