está de férias?

unsplash

Veja 9 dicas para descansar o cérebro

O cérebro é um órgão fundamental para o funcionamento do corpo. Por conta disso, ele não para um segundo: processa informações, libera hormônios, é responsável pela respiração, temperatura, fome e emoções. É por isso que é tão difícil "desligá-lo", mesmo nas férias.

Mas férias são sinônimo de relaxamento e descanso, por isso é importante saber dar um pausa no cérebro --ela inclusive faz com que o órgão continue exercendo suas funções.

unsplash

Tirar uns dias de folga aumenta a produtividade, a velocidade do processamento cerebral e a saúde de forma geral, além de contribuir com a criatividade e o humor. A seguir, veja 9 dicas para dar um descanso ao seu cérebro.

Mesmo de férias, vale a pena praticar caminhadas ou exercícios leves. A atividade física reduz o estresse, ajuda na manutenção do peso e também contribui com a qualidade do sono. Tudo isso colabora com o funcionamento cerebral.

1. Não pare de se exercitar

unsplash

Ouvir música ativa diversas áreas do cérebro, o que auxilia no aprendizado e no foco. Além disso, pode ser um recurso usado para sair da rotina e relaxar.

2. Escute música

Aproveite para colocar o sono em dia. Esse período de pausa ajusta o relógio biológico  interno.  Dormir bem melhora o funcionamento do cérebro, a atenção, diminui a tensão e o cansaço, além de melhorar a memória.

3. Durma bastante

unsplash

Atividades como pintar ou qualquer tipo de artesanato  estimulam a função cerebral. Já montar quebra-cabeça ou jogar caça-palavras é eficaz na estimulação cognitiva, ou seja, área ligada ao conhecimento.

4. Invista  em atividades manuais

Tirar alguns momentos do dia para não fazer nada nas férias é importante para descansar o corpo e o cérebro. Escolha um local confortável, sem barulho e movimento e permita-se aproveitar o ócio, sem culpa.

5. Não faça nada!

unsplash

O ideal é ficar longe de celulares e qualquer tipo de telas. É uma forma de evitar a sobrecarga mental, uma vez que somos bombardeados com informações e diversas demandas.

6. Desconecte-se

Você já reparou que entrar em contato com a natureza acalma? Ir para praia ou campo impacta o cérebro e traz benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Ajuda a repor energias, reduz o estresse e aumenta o bem-estar.

7. Aproveite a natureza

unsplash

Fortalecer vínculos afetivos é uma atitude recomendada para manter a saúde cerebral. Isso porque aumenta a alegria e o prazer, além de manter o cérebro ativo.

8. Reveja familiares e amigos

É importante não ter medo de aprender alguma habilidade ou atividade nova. Durante as férias, pode ser o momento de começar a nadar, andar de bike ou patins. Ao estimular o cérebro, ele se adapta e responde cada vez mais.

9. Aprenda algo novo

unsplash

Fontes: Gabriel  Batistella, neurologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Leandro Gama, neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Livia Ciacci, neurocientista do Supera – Ginástica para o cérebro; Alexandre Souza Bossoni, neurologista do Hospital Santa Paula.

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 27 de janeiro de 2022