Colesterol alto? 

Veja 7 erros comuns na hora de se alimentar

unsplash

O HDL ajuda no desentupimento das artérias; já o LDL aumenta as gorduras e o risco de problemas cardiovasculares. 

O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado que contribui com a estruturação celular, digestão e produção de hormônios. Há dois tipos: o “bom” (HDL) e o “ruim” (LDL).

Cerca de 30% do colesterol “ruim” é proveniente da alimentação. Por isso, manter uma dieta saudável, praticar exercícios regulares e ingerir medicamentos com prescrição médica são atitudes que reduzem este tipo de gordura. 

No entanto, existem muitos “mitos” sobre o que comer ou evitar para diminuir o colesterol “ruim”. Por conta disso, algumas pessoas colocam a saúde em risco ao excluir nutrientes importantes ou fazem substituições desnecessárias. 

A seguir, veja alguns erros comuns na dieta na hora de tentar diminuir as taxas do colesterol. 

unsplash

O corpo precisa das gorduras boas para realizar os processos biológicos. Sem ela, surgem sintomas como erupções na pele, queda de cabelo, redução da imunidade e deficiências de vitaminas e hormonais. Invista em peixes gordos, azeite de oliva e abacate. 

1. Cortar a gordura

O consumo regular de fibras ajuda no controle do colesterol “ruim”. As insolúveis auxiliam na redução do colesterol no intestino, enquanto as solúveis reduzem a síntese da gordura. Acrescente aveia, leguminosas, frutas e alimentos integrais nas refeições. 

2. Consumir poucas fibras

unsplash

O óleo de coco é rico em gordura saturada (cerca de 50% a mais do que a manteiga). Sendo assim,  aumenta mais os níveis de colesterol do que outros óleos vegetais, como azeite ou canola. O ideal é evitar ou consumir com moderação. 

3. Apostar no óleo de coco

unsplash

O excesso de açúcar faz com que o fígado sintetize mais o colesterol “ruim” e  reduza o “bom”. Além disso, aumenta os triglicerídeos, um dos tipos de gordura no sangue. O cenário piora quando a ingestão de açúcar é associada ao sedentarismo. 

4. Consumir muito açúcar

5. Não comer ovos

O ovo sempre foi considerado o "vilão" da dieta de quem tem colesterol elevado. Mas ele não causa o aumento das taxas desse tipo de gordura. Além disso, contêm nutrientes saudáveis como vitaminas A, D e proteínas. 

De modo geral, uma dieta com excesso de gorduras saturadas ou trans leva ao aumento do colesterol “ruim”. Por isso, é fundamental evitar o consumo de frituras e alimentos ultraprocessados. 

6. Consumir alimentos com gordura trans e frituras

unsplash

Não existe um alimento milagroso que diminua o colesterol. A recomendação é manter uma dieta rica em cereais integrais, frutas, legumes, vegetais e preparações caseiras com menos gordura saturada. 

7. Acreditar em alimentos “milagrosos”

Fontes: Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein; Vanessa Guimarães, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês; Paola Smanio, cardiologista do Fleury Medicina e Saúde.

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 19 de novembro de 2021