É comum que as pessoas recorram aos energéticos quando estão cansadas e sem energia. Isso porque essas bebidas são ricas em açúcar, cafeína e outras substâncias que dão mais disposição.
unsplash
As bebidas energéticas possuem, em sua maioria, vitaminas e minerais, como sódio, potássio, magnésio e cálcio. Esses nutrientes também contribuem com o aumento de energia.
Outro ingrediente encontrado é a taurina, um aminoácido que minimiza o cansaço físico e a fadiga muscular. Já a cafeína é um estimulante que age no sistema nervoso central, ativando o estado de alerta e também diminuindo o sono.
Mas será que consumir os energéticos com regularidade faz mal? A seguir, veja 8 riscos dessas bebidas para a saúde.
unsplash
As bebidas energéticas podem prejudicar a saúde cardíaca por ter cafeína. O consumo regular eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca. O risco de infarto aumenta quando consumidas com álcool.
1. Faz mal para o coração
Os energéticos aumentam alguns sintomas frequentes em que tem ansiedade como tremores, taquicardia e insônia. Nesses casos, a recomendação é limitar o consumo.
2. Pode piorar a ansiedade
unsplash
A cafeína, presente no energético, acelera também a perda de cálcio, magnésio e potássio, o que facilita a ocorrência de câimbras. Essas contrações involuntárias musculares podem ser dolorosas.
3. Provoca câimbras
O teor de açúcar dos energéticos é igual ao dos refrigerantes. Um copo (200 ml) tem cerca de 70 kcal e 22 g de açúcar, o que equivale a 4 colheres (chá). Por isso, contribui com o ganho de peso.
4. É calórico
unsplash
Como as bebidas energéticas diminuem a absorção de cálcio pelo organismo, é bastante comum que causem uma perda de massa óssea no futuro. Por conta disso, a pessoa fica mais suscetível a fraturas.
5. Contribui com a perda óssea
Uma combinação bastante perigosa é consumir energético com bebidas alcoólicas. Essa associação prolonga a disposição durante o consumo de álcool, já que diminui a sonolência.
6. Potencializa os efeitos do álcool
unsplash
O energético mascara a embriaguez por algum tempo, fazendo com que o indivíduo beba mais, pois demora para sentir os efeitos do álcool. Essa combinação também aumenta as palpitações cardíacas.
Pode aumentar a acidez do estômago e irritar o esôfago. Por isso, em excesso, as bebidas energéticas pioram sintomas de gastrite e úlcera.
7. Prejudica a digestão
O consumo de energéticos aumenta a sudorese (suor em excesso) e também a quantidade de urina. Nesses casos, a pessoa corre o risco de ficar desidratada, principalmente se beber pouca água.
8. Desidrata
unsplash
Quanto consumir?
O ideal é consumir com moderação, pois a recomendação é que adultos bebam até 400 mg de cafeína por dia. Em 200 ml de energético há uma média de 70 mg de cafeína (cerca de duas doses de café). Logo, uma latinha não será prejudicial ao organismo.
unsplash
Fontes: Carlos Alberto Werutsky, nutrólogo e diretor da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e Priscila Moreira, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia do Estado de São Paulo.