Depressão pós-parto: dicas podem ajudar na prevenção

Por Sarah Alves Moura

Mesmo que não exista um manual com o passo a passo para evitar a depressão pós-parto, ter atenção a alguns comportamentos pode ajudar a identificá-la nos primeiros sinais e impedir que a condição avance para quadros mais graves. Confira a seguir:

Irritabilidade, crises de choro, sentimentos de incapacidade e desamparo, falta de energia e ausência de vínculo com o bebê constantes podem indicar depressão. 

Reconhecer as sensações durante a gestação e no pós-parto é essencial para identificar quando algo não está bem. 

Dê ouvidos às suas emoções

Sofrer não é doença mental, é a vida. Mas na depressão você percebe que existe um tom que permanece, um tom pesado, em que todo o sentimento do mundo é recolhido, você fica mais na autocrítica"

Vera Iaconelli, psicanalista

Uma rede de apoio é importante para que a mulher não fique sobrecarregada. A presença de familiares ou pessoas de confiança também pode ser essencial para identificar eventuais mudanças abruptas no comportamento da puérpera.

Rede de apoio

Nesse ínterim de uma avalanche de sentimentos vividos, a presença se torna fundamental para acompanhar e auxiliar no enfrentamento dos inúmeros desafios da maternidade"

Débora de Oliveira, psicóloga

São elas: mulheres que já tiveram depressão em outra gravidez, adolescentes, vítimas de violência, com transtornos psicológicos etc.

Desde o pré-natal, identificar se a mulher está entre as pacientes com maior risco para desenvolver depressão também ajuda a reduzir os impactos da doença. 

Mapear grupos sensíveis

Isso não significa que você vá prevenir todos os casos, mas que você pode pelo menos diminuir o risco de quadros mais graves”

Em casos de familiares com depressão pós-parto, os riscos também podem aumentar. Nestas situações, é recomendável que as mulheres sejam acompanhadas desde a gestação para monitorar se há surgimento de sintomas. 

Casos na família

Repetir 'você vai levantar pode ter um efeito momentâneo, mas muito frustrante, porque a pessoa acha que deveria levantar, se cuidar e fica se sentindo ainda mais fracassada, já que não consegue fazer isso"

Vera Iaconelli, psicanalista

Quando forem liberadas, as mulheres podem realizar exercícios para ajudar nas saúdes física e mental no período do pós-parto. Outra aliada durante a fase pode ser a meditação. 

Movimento

Contar com a ajuda da rede de apoio para conseguir uma sequência de horas de sono também ajuda, já que a insônia obrigatória pode ser um dos gatilhos para o quadro depressivo em algumas mulheres. 

Sono

Em casos de sofrimento prolongado, quando algo não está bem, a recomendação é não hesitar em buscar ajuda especializada. Apenas um profissional é capaz de identificar a depressão pós-parto e orientar corretamente o tratamento.

Buscar por especialista

Fontes: Débora de Oliveira, psicóloga e professora da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Joel Rennó Júnior, psiquiatra e coordenador do Programa de Saúde Mental da Mulher do IPq-USP (Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo); Vera Iaconelli, psicanalista, doutora em psicologia social pela USP e diretora do Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal e Parental Gerar.

Reportagem: Sarah Alves Moura

Montagem e edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 25 de março de 2021