SAÚDE

9 sinais que indicam problemas de visão nas crianças

unsplash

Muitas vezes, as crianças aprendem observando os adultos e o mundo ao seu redor. Ter uma visão saudável contribui com a leitura, a escrita e também nas brincadeiras. Porém, alguns problemas oculares impedem que a criança enxergue adequadamente.

É comum que os problemas de visão sejam identificados no período escolar. Os pais e os professores podem detectar a dificuldade visual nas crianças ao realizar as atividades do dia a dia.

unsplash

No entanto, nem sempre os sintomas são tão óbvios. É importante observar qualquer mudança de comportamento ou alterações nos olhos para buscar ajuda especializada. A seguir, veja 9 sinais que merecem atenção.

Esses comportamentos indicam que algo está incomodando a criança. Pode ser uma alergia ou um corpo estranho no olho. Além disso, pode ser um erro de refração (miopia, astigmatismo ou hipermetropia), o que dificulta a visão.

1. Esfregar os olhos ou piscar

unsplash

As crianças que não conseguem se concentrar nas atividades escolares ou apresentam um baixo desempenho podem ter problemas oculares. Isso ocorre porque elas perdem o interesse por ações que exigem nitidez da visão como ler, jogar ou desenhar. 

2. Dificuldade de concentração

unsplash

Qualquer alteração no globo ocular deve ser observada e pode indicar doenças. A catarata causa uma opacidade branca. Já manchas vermelhas indicam hemorragia no revestimento do olho. As manchas marrons e cinzas também devem ser avaliadas.

3. Manchas nos olhos

unsplash

O estrabismo é uma condição que deixa os olhos desalinhados, ou seja, não fixam na mesma direção. O tratamento reduz o risco de complicações, como o “olho preguiçoso”. Em alguns casos, leva à perda da visão do olho com desvio.

4. Olhos desalinhados

A presença de crostas na região dos cílios é um sinal de blefarite: doença ocular que aumenta a produção de oleosidade nessa região. Por isso também surgem sintomas como ardência, lacrimejamento, vermelhidão e prurido ocular.

5. Crostas

unsplash

É importante checar se não há alguma doença que impede os olhos de fecharem. Em alguns casos, eles podem ser projetados para frente por conta de tumores, infecções ou problemas vasculares. A situação gera ressecamento ocular e até lesões. 

6. Dormir de olhos abertos

unsplash

Crianças com dificuldade de visão podem inclinar a cabeça ou tampar um olho para enxergar melhor. O comportamento pode ocorrer devido a um erro de refração, estrabismo ou “olho preguiçoso”.

7. Inclinar a cabeça

É comum que a criança que necessite usar óculos apresente dor de cabeça. Isso acontece porque ela precisa fazer um esforço constante no músculo do olho para ver melhor. Normalmente, elas ficam mais irritadas, desatentas e agitadas.

8. Dor de cabeça

9. Forçar os olhos 

O esforço para assistir TV, muitas vezes, está relacionado à miopia, que dificulta a visão para longe. Já forçar os olhos para ler indica hipermetropia (dificuldade para enxergar o que está próximo). Nesses casos, os óculos de grau devem ser prescritos para melhorar a visão. 

unsplash

É importante manter a higiene dos olhos, garantir uma alimentação saudável e usar óculos de sol e boné para proteger a visão.  Vale a pena limitar o tempo de uso das telas e realizar mais atividades ao ar livre. 

Cuidados básicos

A criança deve realizar o teste do olhinho logo após o nascimento. A recomendação é fazer um exame oftalmológico completo entre os seis meses e um ano de idade. E repetir os testes aos três anos. Depois, é preciso um check-up anual.

Quando procurar um oftalmologista?

Fontes: Ione Alexim, oftalmologista do Hospital Albert Einstein (SP) e ICNE (Instituto de Ciências Neurológicas); Ingrid Porto, oftalmologista do Hospital Cema (SP); Christiane Rolim-de-Moura, oftalmologista do Sabará Hospital Infantil (SP) e Patricia Diniz, oftalmologista da HCLOE.

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 17 de novembro de 2021