As articulações são as partes do corpo onde os ossos se encontram. Conhecidas popularmente como “juntas”, elas permitem a movimentação e facilitam a locomoção. Sem elas, nenhum movimento é executado, como caminhar, correr, nadar e até trabalhos manuais
Unsplash
No entanto, diversas doenças e problemas de saúde causam dores nas articulações e limitam os movimentos. As áreas mais afetadas costumam ser as articulações de joelhos, pulsos, quadril e tornozelos.
Unsplash
Os problemas articulares atingem pessoas de todas as idades e também afetam a cartilagem, os ligamentos e os ossos. As dores costumam ocorrer também devido a uma inflamação ou trauma.
Unsplash
Quando algo não vai bem com as articulações é comum que a pessoa perca qualidade de vida, pois há um impacto em seus movimentos. A seguir, veja detalhes do que pode causar dores articulares.
Unsplash
Com o tempo, as articulações sofrem um desgaste natural que pode promover a inflamação e, em alguns casos, dor. A situação mais comum é a osteoartrite, doença que danifica a cartilagem e ocorre em articulações como joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral.
Traumas antigos podem causar dores articulares que, com o passar do tempo, ocasionam limitação dos movimentos. É mais frequente quando a lesão não recebe tratamento adequado. Dessa forma, surge uma dor frequente e até a incapacidade para executar algumas atividades.
Lesões
Unsplash
Trata-se de uma inflamação da membrana sinovial, que reveste a articulação. Causa dor, inchaço, calor na região afetada e redução das atividades físicas pelo forte desconforto. Há diversos tipos, as mais comuns são: a reumatoide e a osteoartrite (ou artrose).
Quando há acúmulo de ácido úrico nas articulações ocorre uma inflamação que causa dor. Essa condição geralmente afeta os pés. Também é comum que apareçam inchaços e a sensação de que a região está quente. Se não for tratada, causa deformidades articulares e até invalidez.
Gota
Unsplash
Por ser uma doença autoimune, os anticorpos causam inflamação das articulações e, consequentemente, a pessoa passa a sentir dores na região afetada. É comum desconfortos em mãos, punhos, pés e joelhos. Geralmente, com o tratamento não causa deformidade.
Os movimentos repetitivos sobrecarregam os tendões de mãos e punhos, e causam inflamação e dor. A bursite é a inflamação da bursa, uma pequena bolsa entre o osso e outras estruturas. Ambas condições causam dores locais, inchaços e rigidez articular. Costumam ser temporárias e de fácil tratamento.
Além de febre alta, a chikungunya causa mal-estar, dores de cabeça e muscular e intensas dores nas articulações. Esse forte desconforto pode durar por anos, em alguns casos.
O problema ocasiona dores articulares difusas e inespecíficas, sendo mais comum os desconfortos musculares. Há uma sensibilidade maior à dor por conta da redução de neurotransmissores cerebrais, como a serotonina e a noradrenalina.
Ocorre após o desgaste da cartilagem do osso da patela (ou rótula), que fica localizado na frente do joelho. Se agrava em pessoas obesas, sedentárias ou com joelhos em X. Além da dor na articulação do joelho, os inchaços são frequentes.
Condromalácia patelar
iStock
A melhor forma de prevenir dores nas articulações é manter uma rotina de exercícios de fortalecimento muscular, com a orientação de um profissional. Além disso, é fundamental controlar o peso para evitar a sobrecarga articular. Procure um especialista, caso sinta dores frequentes.
Como prevenir?
Reprodução
Fontes: Gilberto Anauate, coordenador do serviço de ortopedia e traumatologia do Hospital Santa Paula (SP); Levi Jales Neto, reumatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; e Marcelo Pinheiro, reumatologista e presidente da SPR (Sociedade Paulista de Reumatologia).