SAÚDE

9 causas da dor na nuca

Por Samantha Cerquetani

unsplash

A nuca é a junção da cabeça com o pescoço. Na maioria das vezes, quando há dor na região de forma isolada, o sintoma não indica um problema grave. Geralmente, o desconforto melhora gradualmente e não necessita de tratamento.

A dor na nuca também pode irradiar para os ombros e braços. No entanto, quando aumenta ou não passa é importante buscar ajuda médica. Apesar de ser um problema muscular, pode revelar condições de saúde mais sérias.

unsplash

Estima-se que uma em cada três pessoas já sentiram dor na nuca. E é mais frequente em quem já teve problemas na coluna.  A seguir, veja 9 causas da dor na nuca e o que pode ser feito para amenizá-la.

unsplash

A principal causa da dor na nuca é a má postura. Pessoas que trabalham sentadas na frente do computador podem ficar em uma posição inadequada ou a altura da tela não ser a ideal. Ocorre uma tensão muscular e os nervos da coluna ficam comprimidos causando dores.

1. Postura inadequada

unsplash

Quem vive estressado costuma deixar a região da nuca e pescoço tensa, o que causa espasmos na musculatura. Com o tempo, surge uma tensão muscular e também dor na nuca.

2. Estresse

Adormecer em uma posição desconfortável e travesseiros inadequados provocam o sintoma. Essas atitudes geram tensão na musculatura cervical e dor, além de torcicolo, que é a rigidez muscular no pescoço.

3. Posição ao dormir

unsplash

A hipertensão ocorre quando há uma elevação persistente da pressão sanguínea. A condição dificulta a circulação do sangue pelo organismo. Na maioria das vezes, é assintomática, mas em alguns casos podem surgir dores na nuca, cabeça, tontura e falta de ar.

4. Pressão alta

unsplash

Trata-se de uma inflamação da mucosa dos seios nasais devido ao acúmulo de secreções. A sinusite aumenta a pressão no rosto e traz desconfortos para a região do nariz e olhos. Além disso, há a sensação de peso na cabeça e dor na nuca.

5. Sinusite

Apesar de ser menos comum, a meningite, ou seja, inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, provoca uma rigidez no pescoço e dor na nuca, mas é um sintoma muito avançado da doença.

6. Meningite

unsplash

A atividade física quando realizada incorretamente (ou com movimentos bruscos) causa tensão na região da nuca, machuca a musculatura e gera espasmos. Busque a orientação de um educador físico antes de começar a se exercitar. 

7. Exercícios incorretos

8. Osteoartrite

O problema de saúde ocorre quando a cartilagem que protege as extremidades dos ossos se desgasta com o tempo. Quando afeta a região da coluna cervical (pescoço) pode provocar dores na nuca. A condição dificulta o movimento e é tratada com medicamentos.

unsplash

Quem sofre um acidente de carro, por exemplo, pode sentir dores na nuca dependendo do movimento que a cabeça realizar com o impacto. O desconforto acontece após surgirem pequenas lesões musculares na região do pescoço e da coluna cervical.

9. Lesões

É importante escolher um colchão e um travesseiro de qualidade. Além disso, realizar atividade física regular e melhorar a postura no trabalho e no dia a dia são atitudes eficazes.

Como prevenir?

Fontes: Luiz Roberto Vialle, ortopedista, especialista em cirurgia da coluna e professor da Escola de Medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein (SP).

Edição: Bárbara Paludeti

Reportagem: Samantha Cerquetani

Publicado em 17 de setembro de 2021