MOVIMENTO

Conheça 9 motivos para pular corda

Por Luiza Vidal

Unsplash

Ao pular corda, você movimenta o corpo todo, desde os pés até os braços. A atividade também é acessível e pode ser feita a qualquer momento, mas, claro, com alguns cuidados. A seguir, veja os benefícios e os pontos de atenção do exercício.

Unsplash

A atividade favorece, principalmente, os músculos dos membros inferiores, como as pernas. Mesmo que em menor intensidade, também auxilia na musculatura de braços e ombros.

1. Fortalece os músculos das pernas

 Por movimentar a maior parte dos músculos do corpo, a atividade traz benefícios importantes para a manutenção ou para melhora do condicionamento físico. 

2. Auxilia no condicionamento físico

Unsplash

Se aliada a uma boa dieta, a atividade pode ajudar a emagrecer, pois favorece a queima de calorias - mas isso também depende da intensidade e quantidade de exercício.

3. Ajuda a emagrecer

Pular corda auxilia no equilíbrio e na coordenação motora. O movimento de sair do chão e entrar em contato com o solo desenvolve a propriocepção, que é responsável pela manutenção do equilíbrio. A longo prazo, isso evita as quedas nos mais idosos, por exemplo. 

4. Mais equilíbrio e coordenação

Unsplash

Por ser uma atividade que gera impacto, ela contribui para o fortalecimento do sistema musculoesquelético, principalmente os ossos, devido ao estresse causado na região. Pular corda é, então, um excelente aliado na prevenção da osteoporose no futuro. 

5. Previne a osteoporose

Pular corda é uma atividade que trabalha o sistema cardiovascular geral - o que faz bem para a saúde. Quanto mais saudáveis em termos cardiovasculares, menores os riscos de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. 

6. Faz bem para o coração 

Unsplash

Pular com os dois pés ao mesmo tempo? Ou alternar entre eles? Escolha o que for mais confortável e saiba que essa troca entre as “formas de pular” auxilia muito no aumento do gasto calórico e na manutenção do equilíbrio. 

7. Você pode variar 

Pular corda pode ser “só” o começo da sua rotina de treinos. Isso porque a atividade traz a sensação de autonomia e competência. Juntas, elas são capazes de potencializar sua motivação para praticar outros exercícios físicos.

8. Potencializa sua vontade de malhar

Unsplash

Você pode pular corda dentro de casa (com cuidados, claro) e na hora que preferir. Para realizar a atividade, basta ter uma corda, disposição e, se gostar, uma boa música para acompanhar. Divirta-se!

9. É acessível e divertido

Pular corda faz bem, mas não é indicada para quem tem problemas musculoesqueléticos nos membros inferiores ou lesões em tornozelo, joelho e quadril.

De olho nas contraindicações

- Como qualquer atividade física, faça um check-up antes com um médico; 
- Se possível, faça a atividade com acompanhamento de um educador físico;
- Escolha lugares adequados; 
- Opte por roupas confortáveis;
- Respeite seu limite e comece aos poucos.

Quer pular corda? Siga orientações

Unslash

Fontes: Marcelo Callegari Zanetti, professor de educação física e do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade São Judas (SP); Thiago Ferreira, coordenador do curso de educação física do Centro Universitário FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). 

Reportagem: Luiza Vidal

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 3 de março de 2021