Ao pular corda, você movimenta o corpo todo, desde os pés até os braços. A atividade também é acessível e pode ser feita a qualquer momento, mas, claro, com alguns cuidados. A seguir, veja os benefícios e os pontos de atenção do exercício.
Unsplash
A atividade favorece, principalmente, os músculos dos membros inferiores, como as pernas. Mesmo que em menor intensidade, também auxilia na musculatura de braços e ombros.
1. Fortalece os músculos das pernas
Por movimentar a maior parte dos músculos do corpo, a atividade traz benefícios importantes para a manutenção ou para melhora do condicionamento físico.
2. Auxilia no condicionamento físico
Unsplash
Se aliada a uma boa dieta, a atividade pode ajudar a emagrecer, pois favorece a queima de calorias - mas isso também depende da intensidade e quantidade de exercício.
3. Ajuda a emagrecer
Pular corda auxilia no equilíbrio e na coordenação motora. O movimento de sair do chão e entrar em contato com o solo desenvolve a propriocepção, que é responsável pela manutenção do equilíbrio. A longo prazo, isso evita as quedas nos mais idosos, por exemplo.
4. Mais equilíbrio e coordenação
Unsplash
Por ser uma atividade que gera impacto, ela contribui para o fortalecimento do sistema musculoesquelético, principalmente os ossos, devido ao estresse causado na região. Pular corda é, então, um excelente aliado na prevenção da osteoporose no futuro.
5. Previne a osteoporose
Pular corda é uma atividade que trabalha o sistema cardiovascular geral - o que faz bem para a saúde. Quanto mais saudáveis em termos cardiovasculares, menores os riscos de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
6. Faz bem para o coração
Unsplash
Pular com os dois pés ao mesmo tempo? Ou alternar entre eles? Escolha o que for mais confortável e saiba que essa troca entre as “formas de pular” auxilia muito no aumento do gasto calórico e na manutenção do equilíbrio.
7. Você pode variar
Pular corda pode ser “só” o começo da sua rotina de treinos. Isso porque a atividade traz a sensação de autonomia e competência. Juntas, elas são capazes de potencializar sua motivação para praticar outros exercícios físicos.
8. Potencializa sua vontade de malhar
Unsplash
Você pode pular corda dentro de casa (com cuidados, claro) e na hora que preferir. Para realizar a atividade, basta ter uma corda, disposição e, se gostar, uma boa música para acompanhar. Divirta-se!
9. É acessível e divertido
Pular corda faz bem, mas não é indicada para quem tem problemas musculoesqueléticos nos membros inferiores ou lesões em tornozelo, joelho e quadril.
De olho nas contraindicações
- Como qualquer atividade física, faça um check-up antes com um médico; - Se possível, faça a atividade com acompanhamento de um educador físico; - Escolha lugares adequados; - Opte por roupas confortáveis; - Respeite seu limite e comece aos poucos.
Quer pular corda? Siga orientações
Unslash
Fontes: Marcelo Callegari Zanetti, professor de educação física e do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade São Judas (SP); Thiago Ferreira, coordenador do curso de educação física do Centro Universitário FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas).