saúde bucal

8 causas de sangramento na gengiva

Por Samantha Cerquetani

unsplash

A sua gengiva sangra com frequência? Pode ser um sinal de que algo vai mal com o organismo ou a saúde bucal precisa ser avaliada. Isso porque a gengiva é uma estrutura que envolve e sustenta os dentes.

Na maioria dos casos, esse sintoma não significa uma situação grave de saúde. No entanto, o sangramento na gengiva pode evoluir para periodontite (infecção) e a perda do dente.

unsplash

Por isso, vale a pena procurar um cirurgião-dentista para receber orientações de como realizar a higiene oral de forma adequada e evitar complicações. A seguir, veja 8 motivos que provocam o sangramento gengival.

É uma inflamação inicial da gengiva, cujo principal sinal clínico é o sangramento. Surgem também inchaços, dor e mau hálito. Geralmente, é causada pela placa bacteriana que se acumula devido à má higienização dental.

1. Gengivite

unsplash

Abusar da força durante a escovação machuca a gengiva e provoca sangramentos. Além de aumentar a sensibilidade dos dentes e causar retração gengival. O ideal é realizar movimentos suaves e curtos, sem pressa.

2. Escovar os dentes com força

O item é fundamental para a higienização bucal, já que retira facilmente os resíduos de alimentos. Mas o fio dental deve ser passado com cuidado entre a junção do dente e a gengiva e sempre olhando ao espelho. Isso evita machucar a região.

3. Uso incorreto do fio dental

O uso de alguns fármacos, como anticoagulantes, pode contribuir com o sangramento gengival. Além disso, alguns medicamentos comprometem a saúde bucal ao diminuir a saliva.

4. Medicamentos

unsplash

Durante a gestação, a mulher passa por mudanças hormonais e fica mais suscetível a sangramentos na gengiva. Os hormônios progesterona e estrogênio se elevam, aumentam o calibre dos vasos sanguíneos e facilitam o sintoma.

5. Gravidez

Se as próteses dentárias removíveis (ou dentaduras) estiverem mal adaptadas, elas machucam a gengiva, que pode sangrar. É importante redobrar a atenção com a higiene e fazer acompanhamento regular com o dentista.

6. Próteses dentárias inadequadas

unsplash

Pessoas com diabetes podem ter mais sangramentos na gengiva por conta da glicose alta no sangue. A condição aumenta a quantidade de bactérias na boca.

7. Doenças

unsplash

Já quem tem leucemia (tipo de câncer no sangue) pode ter o sintoma, uma vez que as plaquetas que contribuem com a coagulação e previnem o sangramento costumam ser alteradas e reduzidas.

unsplash

Levar uma pancada na região da boca, mesmo que de leve, aumenta o risco de sangramentos na gengiva. Além disso, mastigar algum alimento duro pode machucar o tecido gengival.

8. Traumas

o que fazer?

unsplash

Manter uma boa higiene dental é o primeiro passo para controlar o sangramento nas gengivas.

unsplash

Se houver persistência do sangramento e ocorrer espontaneamente, a recomendação é procurar um cirurgião-dentista ou um periodontista, que é o profissional especializado em doenças gengivais.

unsplash

Fontes: Luciana Scaff Vianna, cirurgiã-dentista, especialista em saúde coletiva e periodontia e membro do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo); Fábio Gomes, professor do curso de odontologia do Centro Universitário de João Pessoa (PB) e Marcos Moura, cirurgião-dentista de Maceió (AL).

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 20 de janeiro de 2022