saúde

7 motivos para o ganho de peso repentino

Por Samantha Cerquetani

unsplash

Nem sempre o ganho de peso está relacionado com o excesso de calorias ingeridas. É comum que algumas pessoas engordem por conta de problemas de saúde, distúrbios hormonais ou mudanças na rotina.

Muitas vezes, há fatores que interferem no processo metabólico do organismo. Por isso, mesmo fazendo dieta e exercícios regulares, a balança continua a subir.

unsplash

Se os “quilinhos extras” aparecerem em um período de tempo curto, sem um motivo claro, vale a pena consultar um médico e fazer um check-up. A seguir, veja 7 motivos para o ganho de peso repentino.

Quando há disfunção da glândula tireoide (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento, o que provoca o ganho de peso. Além disso, causa retenção de líquidos e a sensação de inchaço.

1. Problemas na tireoide

unsplash

Quem está deprimido, estressado ou ansioso pode usar a comida como compensação para melhorar os sintomas emocionais. Geralmente, consomem doces em excesso, são mais sedentários ou usam medicamentos que engordam.

2. Depressão e ansiedade

Nesta situação, há mudanças no metabolismo, além de uma alteração na distribuição de gordura, antes modulada pelo estrogênio, que deixa de ser produzido. Por isso, mulheres na menopausa costumam engordar.

3. Menopausa

unsplash

Várias medicações levam ao aumento de peso: é o caso de antidepressivos e antipsicóticos. Esse efeito colateral deve ser comunicado ao médico para verificar se é preciso substituir os remédios.

4. Alguns medicamentos

unsplash

Quem não dorme bem pode aumentar o consumo calórico durante o dia e também dar preferência a alimentos mais gordurosos e ricos em açúcar. A insônia também altera hormônios que controlam a saciedade.

5. Insônia

Algumas pessoas ganham peso quando abandonam o cigarro. A nicotina suprime o apetite e os sintomas de abstinência, como o estresse, levam à ingestão excessiva de alimentos.

6. Parar de fumar

unsplash

O ganho repentino de peso (ou inchaço) pode ser um sinal de insuficiência renal,  ou seja, quando os rins não funcionam adequadamente. Os órgãos não conseguem remover os fluidos corporais. Sendo assim, há acúmulo de líquidos.

7. Problemas nos rins

Fontes: Renata Liboni, endocrinologista e professora do curso de medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Cristiane Lauretti, endocrinologista do Hospital São Camilo (SP) e Rafael Buck Giorgi, endocrinologista da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - regional São Paulo).

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 13 de janeiro de 2022