saúde íntima

6 problemas de saúde que causam sangue nas fezes

Por Samantha Cerquetani

Unsplash

Esse sangramento pode aparecer de várias formas: na cor vermelho vivo ou com uma coloração quase preta e também em grandes ou pequenas quantidades. Há ainda casos de sangue nas fezes de forma oculta, que só é detectado com exames específicos.

Encontrar sangue no vaso sanitário ou no papel higiênico após evacuar costuma ser bastante assustador.

Unsplash

É importante também ficar de olho se outros sintomas acompanham esse sangramento como mudanças nos hábitos intestinais, cólicas, muco, perda de peso repentina e dor na região abdominal.

iStock

Vale destacar que esse problema atinge pessoas de todas as faixas etárias: de bebês a idosos. Sempre que esse sintoma aparece é importante buscar ajuda médica para identificar a causa e o melhor tratamento.

A seguir, confira o que pode causar sangue nas fezes.

Unsplash

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento. Geralmente, realiza-se uma biópsia.

Pode atingir cólon, reto e ânus, e apresenta sintomas como sangue nas fezes, mudanças nos hábitos intestinais, anemia, perda de peso, além de uma massa na região do abdome. É mais frequente em pessoas acima dos 50 anos.

1. Câncer colorretal

iStock

Também conhecido também como câncer gástrico. Entre os sintomas, estão: evacuação com fezes negras, pastosas e de odor forte, indicando que o sangue foi digerido. Há também sensação de estômago cheio, vômitos, perda de peso e desconforto abdominal. O diagnóstico é feito após endoscopia.

2. Câncer de estômago

iStock

Normalmente, causam sangramentos vivos durante evacuações ou ao se limpar. É comum em quem tem constipação e surgem também coceira anal e ardência. Essa condição é facilmente tratada e não oferece riscos à saúde. Apenas casos mais graves requerem cirurgia.

3. Hemorroidas

iStock

Pessoas com constipação grave geralmente fazem muita força na hora de evacuar e isso acarreta pequenas manchas de sangue nas fezes. Há também dor latejante após as evacuações que cessa logo.

Trata-se de um corte na região anal, geralmente causado pela passagem das fezes ressecadas. É uma causa comum de sangramento retal que pode se misturar com as fezes. 

4. Fissuras anais

iStock

Doenças como colite (inflamação no intestino grosso), proctite (inflamação na mucosa do reto), Crohn (inflamação crônica do trato gastrointestinal) causam sangramentos em pequenas quantidades ao evacuar. Também é comum a presença de muco, dor abdominal, gases e diarreias.

5. Doenças inflamatórias intestinais

iStock

Os sintomas são semelhantes ao câncer de estômago.

As gastrites hemorrágicas ou úlceras costumam causar sangramentos. Porém, esse sangue é digerido ao longo do tubo digestivo, eliminado por meio de fezes escuras e se apresenta como uma diarreia com odor bastante forte e em grande quantidade. 

6. Gastrite e úlcera

iStock

Ao perceber sangue nas fezes, é importante buscar ajuda de um especialista em doenças do aparelho digestivo: estômago, intestino grosso, reto e ânus.

Como identificar problema?

Reprodução/Tenor

O diagnóstico do sangramento é realizado após exames físicos como endoscopia digestiva alta, que avalia o esôfago, o estômago e o duodeno; e a colonoscopia, que analisa o cólon e o reto.

Unsplash

Fontes: Henrique Perobelli, gastroenterologista e proctologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Rogerio Machado Cury, médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia do Hospital do Servidor Público Estadual (SP) e Ricardo Barbutti, gastroenterologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição e montagem: Bárbara Paludeti

Publicado em 20 de janeiro de 2021