Conheça 6 mitos sobre saúde bucal

Manter uma boa higiene bucal é essencial para qualquer pessoa, mas é preciso ficar atento: nem sempre as instruções que vemos por aí são verdadeiras e auxiliam no processo de higienização.

VivaBem selecionou 6 mitos que, às vezes, parecem melhorar a saúde bucal, mas, na verdade, além de não ajudar, ainda podem prejudicar.

Embora consiga remover manchas superficiais, o produto não clareia os dentes. Fique atento às receitas da internet, já que elas podem causar malefícios à cavidade bucal e até danificar a estrutura dental ao longo do tempo.

1. Bicarbonato de sódio clareia os dentes

Reprodução

A extração é indicada em situações em que não há espaço na boca. Frequentemente os sisos apresentam-se inclusos (sem apontar na boca) ou mal posicionados.

2. Siso sempre deve ser extraído

Unsplash

Isso pode resultar em formação de cistos, reabsorção do dente vizinho, cáries, mau hálito e infecções devido à dificuldade de higienização da região. Se esse for o caso, a extração é indicada.

Unsplash

Embora não cause cáries, o chiclete não deve ser usado com a intenção de combatê-las. E  também não substitui a escovação e o fio dental. 

3. Chiclete sem açúcar combate cáries

Reprodução

Além disso, a mastigação constante de chiclete pode levar a uma fadiga nos músculos de abertura e fechamento da boca, gerando problemas na articulação têmporo-mandibular (ATM) e originando ou acentuando o bruxismo.

Só devem ser usados como um complemento da escovação. Quando usados como auxiliares promovem benefícios adicionais, tais como redução de placa bacteriana, gengivite e halitose. 

4. Enxaguatórios podem substituir escovação

5. Cerdas duras limpam melhor

Unsplash

Escovas de cerdas duras podem causar o desgaste da superfície dental, principalmente quando associadas a cremes dentais abrasivos e escovação com força excessiva. Evite-as!

As escovas com cerdas macias e ultra macias são as mais recomendadas, porque elas se deformam e se adaptam mais facilmente às diferentes áreas.

Também minimizam traumas à gengiva, que poderiam resultar em lesões e recessões gengivais.

Reprodução

A quantidade equivalente ao tamanho de uma ervilha geralmente apresenta dose suficiente de flúor para garantir os efeitos benéficos do uso. Usar mais que isso não traz vantagens adicionais.

6. Quanto mais creme dental, melhor

Unsplash

Fontes: Isabella Neme Ribeiro dos Reis, dentista, especialista em periodontia, implantodontia e prótese dentária pela FOUSP (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo) e doutoranda em ciências odontológicas pela mesma instituição; e Kamila Godoy, dentista, membro da Associação Brasileira de Ortodontia e pesquisadora da Faculdade de Odontologia da USP. 

Reportagem e montagem: Bruna Alves

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 23 de dezembro de 2020