iiStock

saúde

Conheça 6 mitos sobre obesidade

Por Bruna Alves

A obesidade é uma doença crônica e complexa. Ninguém é obeso porque gosta ou quer, mas, sim, por diversos fatores físicos e emocionais. 

Conheça a seguir 6 mitos que permeiam a doença.

Reprodução

1. Passar fome e se exercitar reduz o excesso de gordura corporal 

Reprodução

Não é tão simples assim. A hora de comer deve ser um momento prazeroso, não de tortura. A alimentação e a prática de atividades físicas são fundamentais quando se trata de combater a doença.  

No entanto, é preciso saber quais alimentos devem ser ingeridos em menor quantidade, de quanto em quanto tempo e quais exercícios, de fato, vão ajudar nesse processo. Só comer menos e se exercitar aleatoriamente não resolve. 

iStock

Estigmas como preguiçoso, desleixado, desregrado e guloso são comuns para quem sofre de obesidade. Mas repetimos: a obesidade é uma doença e se não tratada por profissionais especializados, as chances de reversão são pequenas.

2. Obesos são preguiçosos

Reprodução

3. "Não é uma questão genética"

iStock

A maioria dos casos de obesidade está, sim, relacionado a genética, isto é, a pessoa tem uma tendência para o ganho de peso e passa para os filhos. Mas em qualquer circunstância é importante receber ajuda profissional individualizada. 

4. Obesidade sempre causa diabetes

iStock

É um fator de risco, sim, mas não uma sentença. Uma pessoa obesa não necessariamente tem ou terá diabetes, mas isso não significa que os doces devem ser ingeridos sem controle. 

Lembre-se: tudo em excesso faz mal. 

A obesidade não é causada exclusivamente pelo consumo de carboidratos e doces. O problema é o excesso. Todos os alimentos podem ser consumidos, mas é preciso ficar atento a quantidade e, sobretudo, a qualidade. 

5. Carboidratos e doces causam obesidade

Unsplash

Não necessariamente. Segundo especialistas, o mais importante é a melhora nos exames clínicos do paciente. Perdas entre 5 a 10% já são suficientes para reduzir a maior parte dos riscos como elevação de colesterol, glicose alta ou esteatose hepática (gordura no fígado).

6. O sucesso na perda de peso é medido pelos quilos eliminados

iStock

Fontes: Clarissa Fujiwara, nutricionista, membro do Departamento de Nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), coordenadora de nutrição da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e membro do NutS - Nutrition Science; e Andressa  Heimbecher Soares, endocrinologista, membro da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Reportagem: Bruna Alves

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 13 de janeiro de 2021