longevidade

15 hábitos para viver mais e melhor

Maior acesso a cuidados médicos e alimentação saudável fez com que a expectativa de vida aumentasse muito, mas a longevidade também depende da manutenção de bons hábitos para dar uma ajudinha e retardar o envelhecimento celular. Veja alguns deles:

Reprodução

Afinal, qual é o segredo da longevidade?

Sim, a primeira dica é a mais óbvia: você precisa maneirar no que come. Uma dieta rica em alimentos coloridos e frescos, além de grãos e gorduras boas - bem ao estilo da Dieta do Mediterrâneo - ajuda e muito a evitar doenças que vão desde obesidade até depressão e demência. 

Escolha o que comer

Unsplash

Comer bem significa moderar na quantidade também. A obesidade causa diversos problemas como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Mantenha o peso saudável

Unsplash

O sono é quase como um remédio para
o corpo; essas horas de descanso são importantes para regular o apetite e as memórias, por exemplo - e a falta pode provocar depressão, oscilações de humor,  obesidade e até problemas no coração.

Tenha boas noites de sono

Unsplash

Um estudo realizado há décadas pela Universidade de Harvard, nos EUA, mostrou que o contato com amigos e família nos mantêm mais felizes, mais saudáveis e ainda nos dá alguns anos a mais de vida.

Mantenha os amigos perto

Diversos estudos mostram que o contato com um bichinho melhora a pressão arterial, ajuda a aliviar a tensão e diminui problemas como depressão e ansiedade. 

Adote um bichinho

Unsplash

Dados da OMS dão conta que mais de 8 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência direta ou indireta do fumo, que está ligado à incidência de câncer, AVC e infarto, entre outras 50 doenças.

Esqueça o cigarro

Unsplash

Além de reduzir o estresse e proteger o coração, de acordo com um estudo chinês, 30 minutos de soneca pós-almoço melhoraram a capacidade cognitiva em idosos acima dos 60 anos e reduziram em 84% as chances de desenvolver Alzheimer.

Cochile mais

Unsplash

Pesquisas recentes mostram que compartilhar os boletos e a conta da Netflix reduz os níveis de cortisol - o hormônio do estresse - e ainda aumenta suas chances de se recuperar após tratar um câncer ou passar por uma cirurgia.

Case-se

Unsplash

A regra é clara: pessoas fisicamente ativas estão mais protegidas contra infartos, AVCs e até depressão. Cerca de 15 minutos de atividade diária já são suficientes para alcançar essa meta.

Mantenha-se fisicamente ativo

Crédito da imagem, se necessário

Sim, uma taça de vinho por dia é aceitável, mas encher o caneco com frequência pode causar danos ao fígado e, no longo prazo, aumentar as chances de desenvolver insuficiência cardíaca. 

Beba com moderação

Unsplash

Impedir que ele aconteça não dá; então,
o jeito é controlar suas reações para evitar que se torne crônico. Praticar exercícios de respiração e meditar 5 minutos por dia ajudam a devolver a calma ao corpo.

Gerencie o estresse

Reprodução

Um estudo mostrou que indivíduos acima dos 60 anos que tinham um sentiam-se úteis e  tinham 30% menos chances de morrer e viveram, em média, 2 anos a mais. Uma das explicações é que eles sentiam-se mais motivados e felizes, o que influencia positivamente no metabolismo e na saúde  cerebral.

Tenha um propósito de vida

Unsplash

Uma pesquisa feita nos Países Baixos mostrou que estar em contato com
a natureza faz bem para o corpo e a mente. Atenção: em tempos de pandemia, vale visitar parques, mas evitando aglomerações.

Esteja em contato com a natureza

Unsplash

Pesquisadores concluíram que sentir-se parte de uma comunidade ou ter uma crença espiritual ajuda a reforçar o sistema imunológico, especialmente entre idosos, além de espantar a solidão e a depressão.

Acredite em algo maior

Unsplash

Fontes: Ana Paula Carvalho, médica psiquiatra especialista em Lifestyle Medicine pela Harvard Medical School; e CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos EUA.

Edição: Bárbara Paludeti

Reportagem: Danielle Sanches

Publicado em 10 de março de 2021