Alimentação 

Como escolher frutas

Veja dicas para identificar se o alimento está pronto para consumo e evitar desperdícios

Você já comprou uma fruta e pouco tempo depois ela estragou? Esse problema comum causa desperdício de alimentos. Por isso, é fundamental observar a fruta na hora da compra e verificar sinais que indicam se já passou do ponto de consumo ou se ainda está verde.

Vale destacar que as frutas são fontes de fibras, vitaminas, antioxidantes e nutrientes importantes para o organismo. Sendo assim, a recomendação é consumir diversas porções por dia. 

A seguir, veja algumas dicas para não errar mais na hora de comprar algumas frutas na feira ou nos supermercados. 

unsplash

Para garantir um abacate maduro, observe a textura da casca: se estiver muito lisa, ainda está verde. Em relação à cor, quanto mais escura, mais próxima está do ponto ideal para o consumo. Evite comprar um abacate totalmente marrom. Ao apalpar, veja se está macio ao toque.

Abacate

Quem opta pela fruta inteira deve escolher uma casca amarelada e macia ao toque. As folhas da coroa não podem estar esbranquiçadas e devem se soltar facilmente. A fruta madura também exala um cheiro mais adocicado. 

Abacaxi

Quanto mais manchas escuras na banana, mais madura está a fruta. Isso demonstra que, apesar de estar mais doce, estragará em pouco tempo. Por isso, compre bananas bem maduras apenas quando for consumir rapidamente ou para preparar doces.

Banana

Para consumir aos poucos, é melhor comprar bananas com as extremidades (talos) ainda levemente esverdeadas. Procure uma penca em que todas as bananas estejam presas e nenhuma amassada. 

Na hora da compra, é importante observar a casca: se estiver lisa, brilhante e macia, é um sinal de suculência. Evite as frutas amolecidas, pois isso mostra que já sofreu algum trauma ou está estragada. Opte sempre pelas mais pesadas.

Laranja

A casca da maçã não deve conter manchas marrons, pois assim estará madura demais. Procure frutas com cascas lisas, firmes e brilhantes. Áreas amolecidas apontam que não está boa para o consumo. No caso da maçã verde, evite as de cascas amareladas.

Maçã

O ideal é que o mamão não tenha manchas, a casca precisa ser lisa e firme, sem amassados. Fique de olho na coloração da fruta, principalmente nas extremidades: quanto mais amarelada, mais madura está a fruta. O cheiro deve ser suave e doce.

Mamão 

Quando está pronta para ser consumida, a fruta exala um aroma mais doce. A casca não deve estar amassada e nem esverdeada. Porém, pontos mais escuros são normais. Se estiver muito mole, provavelmente passou do ponto. 

Manga

Quando a casca tem coloração amarelada mais escura e firme é sinal de que o maracujá está maduro, ou seja, mais doce. Ela pode estar mais enrugada, porém sem manchas escuras e rachaduras. Opte pelos mais pesados, pois assim a polpa estará mais suculenta. 

Maracujá

Para comprar uma melancia doce, escolha a mais arredondada e com estrias. Ao redor do cabo, ela precisa ter uma mancha de cor alaranjada. Além disso, quando o cabo está seco e marrom, a fruta está madura.

Melancia

Prefira cascas mais firmes, lisas e de tonalidade amarelo-escuro. Ao apertar as extremidades, se ambas estiverem macias, o melão está maduro e ideal para o consumo. Outra dica: ao chacoalhar, observe o som das sementes, que devem estar soltas.

Melão

Morango

A fruta precisa estar bem vermelha, ou seja, evite os morangos ainda verdes e com manchas. Deve estar firme ao toque e não liberar líquido quando for apertado. As folhas não devem ter mofos ou machucados.

COMO EVITAR DESPERDÍCIOS?

É importante planejar as compras, para que não ocorram desperdícios: vale a pena pensar na quantidade consumida, tempo de amadurecimento, preparo e clima, já que em dias mais quentes algumas frutas amadurecem rapidamente. 

No caso das frutas muito maduras, prepare um suco concentrado e armazene no congelador. Quando desejar, descongele e aproveite a bebida. Deixar as frutas higienizadas no dia da compra pode facilitar o seu consumo durante a semana, já que será mais prático.

Fontes: Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Andrea Pereira, nutróloga do Hospital Israelita Albert Einstein; Catharina Paiva, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; Amanda Mineiro, nutricionista do Hcor. 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 27 de agosto de 2021