MOVIMENTO

11 dicas para acordar cedo com mais disposição

unsplash

Para algumas pessoas, levantar cedo é o maior desafio do dia. Normalmente, elas enrolam na cama e acionam o modo “soneca” do despertador várias vezes. O estilo de vida, sono inadequado e condições de saúde dificultam a ter mais disposição pela manhã.

Quem já acorda cansado, provavelmente não está dormindo o suficiente e deve ajustar a rotina para realizar mudanças. Fazer um planejamento no dia anterior ajuda a acordar na hora certa e torna as manhãs mais leves.

unsplash

Levantar atrasado significa começar o dia correndo e de forma caótica. Isso prejudica a saúde, pois aumenta o estresse e as chances de não se alimentar bem no café da manhã. A seguir, veja 11 dicas para se tornar uma pessoa matutina.

O ritmo circadiano é um processo interno natural do corpo que regula o ciclo sono-vigília durante 24 horas. Pessoas que acordam tarde precisam começar devagar e entender que as mudanças levam tempo. 

1. Comece gradualmente

unsplash

Ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias é uma forma de “treinar” o organismo e ganhar disposição. O ideal é dormir de 7 a 9 horas por noite. Defina um horário e cumpra essa meta, inclusive aos finais de semana.

2. Estabeleça uma rotina

A exaustão resultante da falta de sono representa um golpe para a produtividade. Uma tarefa aparentemente fácil torna-se muito difícil e requer o dobro de tempo para ser concluída.

unsplash

Ter uma dieta saudável aumenta ou sabota a sua energia. Prefira frutas, vegetais, grãos integrais e alimentos ricos em ômega 3. Por outro lado, evite cafeína e álcool, principalmente à noite. 

3. De olho na alimentação

Quando estiver perto da hora de dormir, evite acessar celulares, tablets ou ver televisão. Esses dispositivos eletrônicos afetam a produção de melatonina, hormônio indutor do sono. 

4. Afaste-se dos eletrônicos

unsplash

Para conseguir dormir bem é importante reduzir as atividades noturnas algumas horas antes de ir para a cama. Evite trabalhar até tarde e acessar e-mails após o expediente. Invista em um hobby mais relaxante como ler ou ouvir música.

5. Relaxe antes de dormir

Um dos grandes obstáculos de levantar logo que o despertador toca é o modo “soneca”. Por mais que seja tentador, dormir mais 5 minutinhos pode atrapalhar a sua rotina. 

6. Evite o modo “soneca”

A luz do dia regula o ritmo circadiano, melhora o sono e os níveis de energia. Logo que acordar, o ideal é abrir as janelas ou tomar um café ao ar livre. Fazer uma caminhada em um parque também aumenta a disposição.

7. Aproveite a luz do dia

unsplash

Realizar exercícios pela manhã aumenta a energia, já que libera hormônios importantes para o organismo. Além disso, diminui a sensação de sonolência. Começar o dia se exercitando faz bem para a saúde e previne doenças.

8. Pratique exercícios

Se você prefere acordar um pouco mais tarde, considere reduzir suas atividades matinais. Vale a pena deixar o café da manhã organizado na noite anterior, assim como as roupas que usará antes de sair.

9. Simplifique as manhãs

unsplash

Quando nos sentimos motivados é mais fácil alcançar objetivos. Quem deseja acordar cedo e com disposição, deve encontrar um bom motivo para sair da cama: trabalho, estudo ou questões pessoais.

10. Encontre uma motivação

Além de higienizar o corpo, tomar um banho frio ao acordar desperta o organismo e diminui o sono. Também ajuda na circulação sanguínea e dá uma sensação revigorante. 

11. Tome um banho

unsplash

Fontes: Márcia Assis, neurologista e diretora da Associação Brasileira do Sono;
Caio Lima, neurologista do Hospital Santa Paula (SP) e Karim Khouri, autor do livro “33 dias para acalmar a mente e despertar a sua melhor versão” (Ed. Senac).

Reportagem: Samantha Cerquetani

Publicado em 15 de dezembro de 2021

Edição: Bárbara Paludeti