com preguiça de cozinhar?

Veja 9 benefícios de preparar as próprias refeições

unsplash

Não há nada melhor do que desfrutar de uma refeição caseira, principalmente depois de um dia cansativo. No entanto, cozinhar dá trabalho, exige organização e ainda suja a louça.

A gente sabe que é bastante tentador recorrer ao delivery de alimentos ou comer em um restaurante. Mas os benefícios de cozinhar em casa compensam: é mais saudável, diminui a quantidade de calorias e o risco de algumas doenças.

Além disso, cozinhar em casa reduz os custos dos alimentos e melhora o vínculo entre familiares e amigos. A seguir, veja detalhes de como o simples ato de preparar as refeições faz bem para a saúde.

unsplash

Quem prepara a própria comida faz escolhas mais conscientes e investe em uma alimentação mais saudável. Além disso, normalmente cozinhamos na quantidade certa, o que diminui o excesso de calorias.

1. Controla o peso

Estudos mostram que comer em casa reduz o consumo de carboidratos e gorduras. Logo, as refeições se tornam mais saudáveis e nutritivas. 

unsplash

Cozinhar em casa é uma forma de optar por temperos naturais e evitar o uso do sal nas preparações. Lembrando que o sódio em excesso aumenta o risco de hipertensão e de doenças cardiovasculares.

2. Diminui o uso do sal

A higienização dos alimentos,  principalmente os que são consumidos com casca e crus, evita a contaminação por micro-organismos. Em casa, é possível garantir que os alimentos e as mãos foram higienizados, assim como utensílios e bancadas.

3. Garante a higienização dos alimentos

unsplash

Cozinhar pode ajudar a manter um relacionamento positivo com a comida ao se tornar em um ato prazeroso e até divertido. Para algumas pessoas, a atividade melhora o humor e a disposição.

4. Melhora a relação com a comida

unsplash

O hábito de cozinhar em casa pode ser benéfico para os relacionamentos. É uma forma de reunir os familiares e amigos nas preparações dos alimentos e também nas refeições.

5. Ajuda na socialização

É comum que as pessoas sigam receitas na hora de preparar as refeições. No entanto, com a prática, é possível optar por novos ingredientes na cozinha. Essa atitude simples já estimula a criatividade.

6. Aumenta a criatividade

Quem cozinha com frequência precisa se atentar para as escolhas dos ingredientes e checar rótulos. Isso pode impulsionar a busca por um estilo de vida mais saudável, com alimentos mais naturais e menos industrializados.

7. Cria hábitos saudáveis

unsplash

Cozinhar pode se tornar um hobby e contribuir com a saúde mental. Neste momento, a pessoa fica concentrada na preparação e ajuda a aliviar sintomas depressivos, estresse e ansiedade.

8. Pode ser terapêutico

Você já deve ter reparado que os alimentos estão com preços muito elevados. Uma forma de economizar é preparar as refeições em casa e calcular as porções, evitando o desperdício de comida.

9. Ajuda a economizar

unsplash

Fontes: Clarissa Fujiwara, nutricionista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica); Viviani Fontana, nutricionista e vice-presidente do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionista da 3ª Região); Ligia dos Santos, nutricionista do Hospital São Camilo.

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 14 de janeiro de 2022