SAÚDE

10 causas de tornozelos e pés inchados

Por Samantha Cerquetani

unsplash

É bastante comum que algumas pessoas notem no final do dia que tornozelos, pernas e pés estão inchados. Os edemas nos membros inferiores ocorrem quando há uma saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos. 

Esse acúmulo de líquido acontece quando ficamos muito em pé ou sentados, devido à força da gravidade, e também por conta de doenças. É importante avaliar se os inchaços ocorrem nos dois membros, apertando levemente com o dedo. 

Nem sempre o sintoma indica algo grave. No entanto, pode ser um sinal de problemas no coração, rins e fígado. Sendo assim, a condição precisa ser avaliada por um especialista. A seguir, veja 10 causas de inchaços nos membros inferiores. 

unsplash

Ocorre quando há uma dificuldade do sangue passar pelas veias e artérias, provocando o inchaço. Costumam surgir também desconfortos, dores, formigamentos e dormências nos membros. 

1. Má circulação

Você já torceu o pé e percebeu que ficou inchado? As lesões ortopédicas ocasionam uma inflamação como uma reação ao trauma. Um dos sinais é justamente o edema. Nesses casos, nota-se que o inchaço é apenas no tornozelo ou no pé machucado.

2. Torções 

É um problema de saúde que provoca inchaço nos braços ou pernas por conta de uma obstrução do sistema linfático. Isso gera o acúmulo de líquido que afeta as pernas. Geralmente, é preciso usar faixas e meias elásticas, além de fisioterapia e exercícios. 

3. Linfedema

unsplash

Conforme o bebê cresce, ele comprime os vasos sanguíneos localizados na região pélvica. Isso dificulta a circulação do sangue nas pernas. Em alguns casos, é preciso checar se não é um sinal de pré-eclâmpsia, uma complicação da gravidez. 

4. Gravidez

unsplash

Ocorre quando o coração não consegue mais bombear adequadamente o sangue para o organismo. A pessoa sente falta de ar, cansaço e inchaço nas pernas. 

5. Insuficiência cardíaca

Quem sofre com a falta de produção de albumina, sintetizada pelo fígado, pode ter edemas nos membros inferiores. Essa proteína mantém o sangue dentro dos vasos. Pessoas com problemas renais apresentam inchaços quando não conseguem eliminar o excesso de líquido do organismo. 

6. Problemas no fígado ou rins

unsplash

Ocorre quando há um defeito nas válvulas das veias, causando o refluxo do sangue. Sendo assim, o sangue que deveria subir pelas veias também desce. Com o tempo, leva a inchaços, escurecimento da pele, dores e até feridas. 

7. Insuficiência venosa

Alguns medicamentos acarretam efeitos colaterais como edemas nos membros inferiores. Entre eles, estão alguns anticoncepcionais e antidepressivos, além de remédios para hipertensão e diabetes. Nesses casos, pode ser necessário trocar o remédio.

8. Medicamentos

unsplash

Os tornozelos inchados podem significar que um coágulo está bloqueando o fluxo sanguíneo. A trombose impede que o sangue circule normalmente pelas veias e se acumule nos membros inferiores. A condição necessita de tratamento para evitar complicações. 

9. Trombose

unsplash

Quando há uma ferida nos membros inferiores que não está sendo tratada, podem surgir infecções e inchaços. O problema é frequente em quem tem diabetes, já que estão mais propensos a ter uma diminuição da sensibilidade nos pés. 

10. Infecção 

Em alguns casos, os inchaços podem ser evitados com mudanças de hábitos. O ideal é reduzir o consumo de sal, manter o peso, praticar atividade física e evitar ficar muito tempo em pé ou sentado. Também é recomendado elevar as pernas com frequência. 

É possível evitar? 

unsplash

Se o edema causar muita dor, começar repentinamente, a pele ficar vermelha, quente e sensível ao toque, é fundamental buscar ajuda médica para ter um diagnóstico correto. Esse desconforto deve ser avaliado por um angiologista ou um cirurgião vascular. 

Fontes: César Amorim Neves, angiologista e presidente da Associação Baiana de Medicina; Fábio do Espírito Santo, cirurgião vascular do Hospital São Camilo e Márcio Steinbruch, cirurgião vascular. 

Edição: Bárbara Paludeti

Reportagem: Samantha Cerquetani

Publicado em 6 de outubro de 2021